Trumbo – Lista Negra

Trumbo – Lista Negra

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

trumbo

Dalton Trumbo era pouco, para não dizer “nada”, conhecido no brasil. Em boa hora chega Trumbo, sua cinebriografia.

O roteirista de cinema teve uma vida singular em Hollywood: famoso e cheio de dinheiro, se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso americano e acabou preso e proibido de trabalhar. Ele e seus colegas formaram o grupo chamado de “Os Dez de Holywood”, considerados então como páreas da sociedade.

Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo. Mas ele jamais desistiu e, por meio de pseudônimos e amigos, assinou alguns dos mais importantes filmes da história.

São de autoria dele, por exemplo, os textos de A Princesa e o Plebeu (1953), Arenas Sangrentas (1956) – ambos vencedores do Oscar de melhor roteiro – e do clássico Spartacus (1960). Só tardiamente a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconheceu sua autoria, e concedeu os Oscar a que tinha direito.

O filme é ótimo ao revelar a ditadura velada que assolava os Estados Unidos. Quem era comunista era escória. Trumbo e seus amigos foram presos somente por sua vertente política, nada mais.

É também interessante ver quem foi quem em Hollywood. De um lado temos a atriz e colunista social Hedda Hopper (Helen Mirren) e John Wayne (David James Elliott) com o retrógrado ufanismo, apontando o dedo para comunistas como se fossem assassinos. Do outro, o cineasta Otto Preminger (Christian Berkel) e o ator Kirk Douglas (Dean O’Gorman) contribuindo para ajudar Trumbo.

Ainda há os que ficam no meio termo, jogando dos dois lados, como o ator Edward G. Robinson (vivido por Michael Stulhbarg).

Bryan Cranston é o protagonista, em atuação que lhe rendeu indicação ao Oscar. Mas outros vão igualmente bem. John Goodman está hilário no papel do produtor de filmes “b” Frank King. Helen Mirren dá raiva de tão má que se mostra na pele da colunista Hedda.

Já Elle Fanning vai bem, mas seu personagem promete e não cumpre. É a filha mais velha de Trumbo. Está lá para criar um drama familiar, que pouco acrescenta à trama.

Um belo filme, que informa e entretém.

 

Trumbo – Lista Negra / Trumbo

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Ano: 2016

Duração: 124 min.

Direção: Jay Roach

Elenco: Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren, John Goodman, Michael Stulhbarg, Dean O’Gorman, David James Elliott e David James Elliott

Gênero: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*