Um Banho de Vida
Rating
Total
Um Banho de Vida é daquelas comédias francesas leves e com um pé no lúdico, certeza de filme bom e divertido. O humor neste caso nasce da própria premissa: um grupo de homens quarentões investe no nado sincronizado, sem qualquer traquejo para isso. Cenas hilárias aparecem, mas o roteiro é mais que isso, mais do que a risada somente.
Com um elenco minuciosamente escolhido, com nomes europeus de peso (como Benoît Poelvoorde e Mathieu Amalric, rostos que dão aquela sensação de já conhecê-los de outros longas), Um Banho de Vida aposta na interação entre diferentes perfis. Basicamente, há homens fracos e mulheres fortes… ou, melhor, seres humanos comuns.
No grupo dos homens há o sonhador, o tonto, o vagabundo, o estourado… e no grupo das mulheres, que interpretam esposas e treinadoras, há a rígida, a compreensiva, a maldosa e a que por dentro está destruída apesar de por fora mostrar força. É na qualidade das interpretações, simples e objetivas, que a narrativa se firma.
A apresentação do grupo no campeonato mundial – sim, eles são destemidos – é o auge do filme. É verdade que até este momento a obra sofre de uma certa lentidão e da falta de objetivo. E isso tira um tanto o brilho da obra. Porém, a parte final compensa e deixa um saldo positivo.
Seres humanos são isso: humanos. Erram, acertam, obtém sucesso, efêmero ou não. O importante é o que está por trás da ação. Se há correção e caráter as chances de acerto estão sempre à frente. Um Banho de Vida.
______________________________________________________________________________
Um Banho de Vida / Le Grand Bain
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Duração: 122 min.
Gênero: Comédia
Direção: Gilles Lellouche
Elenco: Mathieu Amalric, Guillaume Canet e Benoît Poelvoorde
Ano: 2019