Um Estranho no Ninho

Um Estranho no Ninho

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Jack Nicholson completa 78 anos neste 22 de abril. É um dos meus prediletos atores, senão “o” preferido. Tem em sua carreira personagens como Jake Gittes (Chinatown), Jack Torrance (O Iluminado), Melvin Udall (Melhor É Impossível), Warren Schmidt (As Confissões de Schmidt), Coringa/Jack Napier (Batman) e Frank Costello (Os Infiltrados). Pelos títulos dos filmes já se percebe sua importância para o cinema. Para homenageá-lo resolvi escrever sobre uma de suas tantas obras-primas: Um Estranho no Ninho, com seu Randle McMurphy.

Para começo de conversa, foram nove indicações ao Oscar, levando para casa os cinco principais prêmios: Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator e Atriz. Foi o segundo filme na história a vencer nestas categorias todas. Aconteceu Naquela Noite fez o mesmo em 1935, assim como O Silêncio dos Inocentes em 1992.

A sutileza em tocar no tema loucura é a marca do longa. É incrível como se mescla humor com drama. Randle Patrick McMurphy é um prisioneiro que chega a um sanatório transferido de uma prisão agrícola. Lá estimula os internos, os loucos, a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher).

Chega-se ao ponto de duvidar quem é louco, os enfermeiros ou os internados. E sempre fica a dúvida se McMurphy uma hora vai “explodir” sua loucura.

É curioso que durante muitos anos os direitos autorais para o cinema pertenceram ao ator Kirk Douglas, que os cedeu para seu filho Michael Douglas, produtor. Kirk queria protagoniza-lo, mas a demora para que saísse do papel e a idade avançada o fizeram desistir.

Baseado no livro “One Flew Over the Cuckoo’s Nest”, de Ken Kesey, o longa é todo Jack Nicholson. Isso porque ele está em praticamente todas as cenas, com sua característica figura tresloucada. Mas isso não quer dizer que o elenco fique de lado. Ao contrário! Vai muito bem, crescendo o filme. Nomes de peso estão no começo de carreira, como Christopher Lloyd e Danny DeVito. Sydney Lassick está impagável como o medroso da turma. Louise Fletcher abocanhou o Oscar de Atriz.

Milos Forman dirige o filme, que o consolidou nos Estados Unidos. Tcheco, o cineasta ainda faria obras como Procura Insaciável (seu primeiro na América), Amadeus, Hair e O Povo Contra Larry Flynt. Ele manda super bem, principalmente por não inventar. Dá ao elenco o poder de levar o filme.



Um Estranho no Ninho / One Flew Over the Cuckoo’s Nest 


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER! 


Ficha técnica: 
Ano: 1975
Duração: 133 min.
Direção: Milos Forman
Elenco: Jack Nicholson, Louise Fletcher, William Redfield, Brad Dourif, Christopher Lloyd, Sydney Lassick, Philip Roth, Will Sampson, Vincent Schiavelli, Scatman Crothers, Danny DeVito e Sydney Lassick
Roteiro: Bo Goldman e Lawrence Hauben, baseado em livro de Ken Kesey

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*