Universidade Monstros
Rating
Total
Monstros S. A. é a melhor animação de todos os tempos, até agora, na minha opinião. Por isso, estava louco para assistir a Universidade Monstros, a prequel de James Sullivan e Michael Wazowski, os dois monstros-estrelas. Normalmente seria uma decepção, já que é difícil uma continuação (mesmo que prequel – a primeira da Pixar) superar o original. Não supera, realmente. Mas é muito, muito bom!
Wazowski agora é o protagonista. Criança, seu sonho é virar um monstro que trabalha na empresa responsável por assustar humanos (lembrete: os sustos geram energia para o mundo monstro). Para isso, estuda bastante, já que não tem tamanho ou feiura para amedrontar alguém, até entrar na tal Universidade Monstros. Quando consegue, conhece Sullivan, sua antítese, um grandão com cara de mau, que não precisa de livros para causar terror. Após uma série de eventos, os dois se veem obrigados a competir juntos em uma olimpíada que pode mudar para sempre suas vidas.
O filme obviamente se aproveita do carinho que o espectador sente pelos personagens, que vem lá de Monstros S.A.. Mas vai além. O vilão Randy é o que mais tem sua “criação” demonstrada. De resto, pequenas aparições de personagens já vistos e muitas novas caras.
A fórmula não é nova. A disputa entre equipes na olimpíada abre espaço para que se torça por Sullivan e Wazowski. Há, claro, o trapaceiro, já que, afinal, eles são monstros. E até um romance inesperado aparece. Mas é tudo diversão!
Os detalhes – e há muitos – são incríveis. A Universidade Monstros tem seis cursos diferentes: Terror, Engenharia, Letras, Ciências Sociais e Monstruosidades, Ciências, Comércio e Divisão Aquática. Os prédios têm nomes. As cores são vibrantes. Até um site dela foi criado: http://monstersuniversity.com/edu/.
Falta a Boo, a inesquecível menina do primeiro filme. Após os últimos momentos da animação de 2001, que deixa pendente um reencontro entre Sulley e Boo, seria óbvio mostrar uma possível amizade entre o monstro azul e a criança. A Pixar foi sábia ao manter o momento intocado. Mas que ela é uma grande perda, ah, isso é. Poderia ter aparecido pelo menos como referência ou, então, nas cenas pós-créditos (sim, vale esperar o fim das letrinhas).
Uma pequena falha, parece-me até proposital, já que os humanos têm pouco espaço em Universidade Monstros. Mas talvez para um terceiro episódio…
Universidade Monstros / Monsters University
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Direção: Dan Scanlon
Elenco (vozes): Billy Crystal, John Goodman e Peter Sohn
Ano: 2013
Gênero: Animação
Duração: 104 min.