Este filme tem duas maneiras de ser retratado. O primeiro é pelas beldades – tem no elenco Scarlett Johansson, Rebecca Hall e Penelope Cruz (para as mulheres, Javier Barden). O segundo, pelo diretor, o cultuado Woody Allen. Como não sou fã de Allen – acho que tem boas e péssimas obras -, vou pelas beldades.
Mais do que lindas, as três atrizes são talentosas (Rebecca brilha menos) e fazem (com o protagonista – também muito bom, como sempre) de “Vicky Cristina Barcelona” um filme leve, divertido, cheio de reviravoltas. As atuações são sensacionais, especialmente de Penelope, que encarna uma ex-mulher amalucada, cheia de charme. Não à toa ela ganhou o Oscar de atriz coadjuvante. Em quase todas as vezes rouba a cena.
Além destes quatro grandes personagens, e atores, há um outro, abstrato, que permeia todo o filme e o torna diferente: a cidade de Barcelona (por isso o título). O filme cativa quem conhece ou não Barcelona. Woody Allen (que, dou o braço a torcer, mandou muito bem) largou Nova York, onde sempre filmava, e neste filme mostra um glamour encantador da cidade.
A sinopse é assim: Vicky e Cristina são amigas e resolvem passar férias na cidade espanhola. Cristina é pura emoção. Vicky é noiva, mais sóbria. Juan Antonio as conhece num restaurante e as chama pra uma noite em conjunto. Lá à frente sabemos que ele é separado de Maria Elena. E a história toma uma estrada sinuosa.
Tudo no filme é belo. As paisagens, os atores, os diálogos. Uma ótima opção. Faz a gente quase comprar uma passagem e voar direto pra Barcelona.
Ficha técnica
Vicky Cristina Barcelona / Vicky Cristina Barcelona
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Elenco: Javier Barden, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Penepole Cruz e Chris Messina
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Gênero: Drama
Duração: 96 min.
interessantinho esse, mas ele fez melhor (e tb pior)
Detalhe importante: apesar de se "passar" em Barcelona, as cenas mais importantes e creio que mais da metade do filme se passa em uma pequena cidade do interior. Puro marketing o nome, mas o filme é realmente muito bom.
Diana, ele eh mmmuuuito chato. Mas esse eh bom. Também tento lembrar de outro, mas eh difícil.
Ontem estava discutindo com a Flávia Braz porque eu odeio Woody Alen. Fiquei horas tentando lembrar de um filme dele que não tenha me feito dormir. Tirei Match Point ainda no início. Odeiei cada personagem tão forçadamente blasé. Mas tiro o chapéu para Vicky Cristina! Filmaço!
Eu adorei Vicky Cristina Barcelona. O desfecho não me deixou feliz, mas é perfeito: Acaba Barcelona, acaba o sonho. Ótimo.