Virada no Jogo
Rating
Total
Lembra da tal Sarah Palin, candidata a vice-presidente dos Estados Unidos na chapa de John McCain em 2007? Virada no Jogo é sobre ela e mostra muito bem como funcionam os bastidores de uma campanha política. O foco é nela, e no seu incrível despreparo – não apenas para ser presidente do mais rico país do mundo, mas até para ser síndica de prédio.
O filme é fresquinho. Chegou ao Brasil no fim de maio, no canal de TV a cabo HBO. Foi produzido especificamente para a TV. Tem em seu elenco nomes de peso como Juliane Moore, Ed Harris e Woody Harrelson. Os três estão ótimos! Juliane é Sarah. Ed Harris interpreta McCain. E Harrelson protagoniza o filme como Steve Schimidt, o chefe da campanha.
É Schimidt quem desenrola o enredo. Baseado no livro Game Change dos jornalistas John Heilemann e Mark Halperin, apresenta os sessenta dias de campanha de McCain, desde a escolha de Sarah Pallin até a derradeira derrota nas urnas. Acredite, Sarah foi, segundo o filme, selecionada por seus vídeos verborrágicos no Youtube, por ser mulher e por ter uma história de vida bacana (um filho no Afeganistão, uma filha adolescente grávida e um filho com Síndrome de Down).
Palin aparece na tela como um poço de ignorância. Não tinha conhecimentos básicos de vida. Queria, por exemplo, atacar o Iraque por ter destruído as Torres Gêmeas de Nova York. Não sabia da existência de duas Coreias, nem que há um primeiro-ministro no Reino Unido. Absurdo!
Como uma mulher que nada sabe do cotidiano vira governadora? E como surge como candidata a vice-presidente? Em suas poucas entrevistas as pérolas foram diversas, o que culminou na criação de uma caricatura de Tina Fey no Saturday Night Live.
McCain aparece bem na fita, literalmente. Ele é o cara sóbrio, adversário mas não inimigo de Barack Obama. Para Sarah, vergonhoso. Sarah ajudou a jogar a candidatura de McCain no limbo. Mas não foi o principal motivo. Ele ficou caracterizado como o candidato de George W. Busch, em plena crise econômica de 2008.
O diretor Jay Roach e o roteirista Danny Strong realizaram um trabalho formidável neste “filme de TV” que compete de igual para igual com qualquer fita hollywoodiana.
Virada no Jogo / Game Change
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Jay Roach
Produção: Amy Sayres
Roteiro: Danny Strong
Gênero: Drama
Elenco: Julianne Moore, Woody Harrelson, Ed Harris, Ron Livingston, Sarah Paulson, Peter MacNicol e Tiffany Thornton
Ano: 2012
Duração: 118 min.
Veja, Renata. Fiquei surpreso. O melhor é o Woody Harrelson. Bem… pelo menos eu gostei.
Ah, quando vi estava pela metade, vou tentar pegar do começo. Julianne está mesmo ótima, aparentemente.