Viva – A Vida é Uma Festa
Rating
Total
Viva – A Vida é Uma Festa é uma das mais belas animações já produzidas. Não à toa venceu o Oscar 2018. Consegue trazer beleza à tela com um assunto árido: a morte.
A história é sobre Miguel, um garoto mexicano apaixonado por música. O amor pelas canções só compete com o sentimento em relação a sua família. O menino adora passar um tempo com a bisavó, a avó, os pais, os tios. O problema é que todos eles têm ódio da música: como o tataravô abandonou a esposa e a filha pequena para seguir carreira de artista, a dor familiar foi deslocada do homem para a arte.
Mas o pequeno Miguel, fã das melodias românticas do ídolo Ernesto de la Cruz, decide agir e se apresentar em um festival de sua cidade, durante a comemoração do Dia dos Mortos, tradicional no México.
E onde está a morte nisso tudo? Ao furtar um violão de uma espécie de capela dedicada a De la Cruz, Miguel misteriosamente passa para o mundo dos mortos, onde esqueletos (como os da comemoração mexicana) vivem felizes. Porém… nem todos.
O roteiro é encaixadinho, com exceção de uma falha no tempo – tataravó e tataravô teriam vivido deveriam ter vivido muito antes do cinema existir, mas no filme são contemporâneos do astro De la Cruz e seus filmes.
O título original Coco, nome da bisavó de Miguel, foi trocado por Viva – A Vida é Uma Festa. A bela canção-tema se chama “Lembre de Mim”, destacando o papel da memória na manutenção do afeto pelos mortos. E aí está a grande sacada do filme. Sem ser meloso, presta homenagem única aos que já morreram. É emotivo, fazendo o espectador pensar e se deleitar.
Tecnicamente, o filme é também lindo. Colorido, ressalta com alegria o Dia dos Mortos, contando sua história e seu significado de maneira didática e feliz, em todos os sentidos.
Roteiro ótimo – com mulheres à frente da trama, diga-se -, imagens acachapantes e personagens cativantes. Um ótimo filme.
Viva – A Vida é Uma Festa / Coco
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Direção: Lee Unkrich e Adrian Molina
Elenco (vozes): Anthony Gonzalez, Benjamin Bratt, Edward James Olmos, Alanna Ubach e Gael García Bernal
Ano: 2018
Duração: 105 min.
Gênero: Animação