Walt nos Bastidores de Mary Poppins
Rating
Total
Não é novidade que raramente há um acerto ao “traduzir” para o português títulos de filmes estrangeiros. Mas este Walt nos Bastidores de Mary Poppins é um caso que vai além: consegue quase atrapalhar a obra. Saving Mr. Banks, o original em inglês, é muito melhor para compreender o que se passa em tela. E olha que o assistido é muito bom.
A imprecisão do título brasileiro é enorme: em nenhum momento Walt Disney é o protagonista, tampouco circula pelos bastidores do musical vencedor de cinco Oscars. A história foca, sim, na escritora P. L. Travers, que escreveu o livro Mary Poppins, e em sua relação com o pai, Travers Robert Goff, um fracassado bancário no interior da Austrália.
Eis que o pai Travers é o Mr. Banks na história de Mary Poppins. Para quem não se lembra: a babá Mary chega a uma família um tanto desestruturada, chefiada pelo Sr. Banks. Pamela Lyndon Travers (nascida Helen Lyndon Goff) criou o personagem em homenagem a seu pai.
A relação íntima de Travers com a sua adorada criação é a chave do conflito entre ela e Walt Disney. O criador dos estúdios e parques temáticos tentou, por 20 anos, comprar os direitos de adaptação da obra ao cinema, buscando cumprir uma promessa feita às filhas. Quando consegue um “talvez” da escritora, Walt nos Bastidores de Mary Poppins começa.
O forte do filme está nas atuações. É um time estrelado, que cumpre sua parte. Emma Thompson interpreta P. L. Travers e consegue transmitir a amargura da escritora – na vida real, segundo seus netos, ela morreu aos 96 anos sem amar alguém e sem alguém para amá-la.
Já Tom Hanks tem mais facilidade, pois Disney é um “boa praça”, mas cumpre seu papel. Paul Giamatti barbariza novamente como o motorista de Travers. E até Colin Farrell manda bem como o pai da escritora.
O longa ainda tem a vantagem de desvendar os bastidores da criação de uma das maiores obras cinematográficas da história, mesmo que forçando uma imagem de redenção de Travers (diz-se que ela passou a vida odiando a versão da Disney para Mary Poppins, principalmente o uso de animação no filme). É ótima a cena de Disney levando-a conhecer o Magic Kingdon, seu parque de diversões.
Walt nos Bastidores de Mary Poppins / Saving Mr. Banks
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 125 min.
Gênero: Drama
Direção: John Lee Hancock
Roteiro: Kelly Marcel e Sue Smith
Elenco: Emma Thompson, Tom Hanks, Annie Rose Buckley, Colin Farrell, Ruth Wilson, Paul Giamatti, Bradley Whitford, B.J. Novak e Jason Schwartzman