Yves Saint Laurent

Rating
Total
Aconteceu com Coco Chanel e agora acontece com Yves Saint Laurent. Em 2009 o cinema resolveu entrar na vida da mais importante estilista da história: “Coco Antes de Channel” e “Coco Chanel e Igor Stravinsky” foram lançados no mesmo ano e disputaram críticas. Já 2014 deve receber, em outubro, “Saint Lourent”, após a estreia em abril de “Yves Saint Laurent”. Aguardando o segundo, assisti ao primeiro. É um bom filme.
Baseado no livro “Cartas a Yves”, escrito pelo marido e mentor comercial de Saint Laurent, Pierre Bergé o longa de Jalil Lespert, o livro trata dos anos 1950 aos 1980. Está lá a contratação de Saint Lourent como estilista da grife Christian Dior, assim como os tempos de excessos e loucura.
O problema é que é muita loucura e pouca genialidade. O longa não se aprofunda em qualquer tema. A certa altura o foco passa a ser as aventuras sexuais do estilista, deixando intocáveis sua principal criação – o smoking feminino – e suas revoluções: Saint Lourent foi o priemiro a utilizar manequins negras e a baixar os preços da alta costura.
Bergé, o marido de Saint Lourent, cedeu para o filme o acervo da Fundação Yves Saint Laurent-Pierre Bergé, que detém os direitos sobre a obra do estilista, incluindo os vestidos, croquis e amostras de tecidos criados pelo designer. Há amostras de sua carreira, mas são só amostras em meio às cenas de traição.
O ator Pierre Niney aceitou, aos 21 anos, o desafio de dar vida ao criador francês. Ele manda bem. Muito semelhante ao estilista, convence.
Rechaçado por Bergé, o longa que estreia em outubro tem apoio do grupo Kering, hoje dono da marca Saint Laurent, e um elenco de peso, com Louis Garrel (“Os Sonhadores”) e Léa Seydoux. Veremos qual se sai melhor.
Essa frase do estilista mostra o quão boa pode ser sua cinebiografia: “Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá”.
Yves Saint Laurent
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Jalil Lespert
Ano: 2014
Duração: 106 min.
Elenco: Pierre Niney, Guillaume Gallienne, Charlotte Le Bon, Laura Smet e Marie de Villepin
Gênero: Drama