Com Amor, Van Gogh

Com Amor, Van Gogh

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

Com Amor, Van Gogh é um deslumbre.  A começar pela forma como foi conceituado: pela primeira vez uma animação tem como base pinturas a óleo, e neste caso é o estilo de Vincent Van Gogh que vem à tona. Mas quem é fã do holandês ainda vai se deliciar ao reconhecer muitos dos quadros e personagens pintados por ele.

Inspirada nas cerca de 400 pinturas que Van Gogh deixou ao longo de oito anos, a animação conta a história do pintor ao mesmo tempo que esmiúça um mistério sobre sua morte. Teria sido mesmo suicídio ou teria sido assassinato? A resposta é apresentada a partir da viagem de Armand Roulin (um dos retratados na vida real de Van Gogh) à França, um ano após a morte do pintor, com o objetivo de entregar uma carta perdida a Theo, irmão do falecido.

As referências aos quadros de Van Gogh aparecem aos borbotões. Tamanho esforço visual foi fruto de um trabalho de anos da equipe liderada pelos diretores Dorota Kobiela e Hugh Welchman, que precisaram adaptar a técnica da pintura a óleo para que pudesse ser aproveitada em uma animação. Ao todo, 125 pintores trabalharam em cerca de 65 mil frames.

Atores que dão voz aos personagens também serviram de modelo para os artistas. Diante de tamanho esforço em retratar a obra de Van Gogh, a história apresentada fica menor. Não se tem a conclusão de ter sido baseada em fato ou se é inteira ficcional.

É uma experiência cinematográfica que merece ser conferida, tanto por aguçar a curiosidade sobre o pintor (ou sobre seu fim de vida para quem já conhece sua obra) quanto para aproveitar suas imagens incríveis.

 

Com Amor, Van Gogh / Loving Vincent

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Ano: 2017

Direção: Dorota Kobiela e Hugh Welchman

Elenco:Douglas Booth, Chris O’Dowd e Saoirse Ronan

Gênero: Animação

Duração: 95 min.

 

Categorias: Animação

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*