Lances Inocentes

Lances Inocentes

Rating

3 out of 5
VALE O INGRESSO

Total

3
3 out of 5

DISPONÍVEL NA NETFLIX

O Gambito da Rainha, série da Netflix sobre uma jogadora de xadrez, é sucesso absoluto. Além da boa recepção de críticos e público, fez subir 250% a busca por tabuleiro de xadrez no Ebay, alavancou o termo “como jogar xadrez” em Google e Youtube, transformou o livro que serviu como base para a série em best seller após 37 anos de seu lançamento e, de quebra, aumentou o número de jogadores no site chess.com em 500%. Pode-se dizer que foi a série de maior sucesso em 2020. Na verdade, a minissérie mais assistida da história da plataforma.

Para quem gosta do assunto, uma segunda opção, também na Netflix, é um filme de 1993, que persegue o mesmo assunto. Lances Inocentes tem a mesma pegada: um menino que mostra-se um az do xadrez e desperta perplexidade entre no mundo esportivo e, na sequência, em toda a sociedade.

Porém, e aqui há um ponto importante, há uma diferença. Se a protagonista de O Gambito quer o sucesso, em Lances Inocentes o pequeno Josh (Max Pomeranc, que depois trilhou um caminho tímido no cinema) não está muito interessado em ser um enxadrista. Ela gosta da prática, é verdade, mas treinar é extenuante e suas atenções são divididas com o beisebol, os brinquedos, a irmã… em suma, uma criança.

O pai de Josh (Joe Mantegna) é um jornalista esportivo. E ele é quem mais deseja o filho com sucesso no xadrez. A busca por fama e reconhecimento ameaça tornar-se obsessiva. Pai e filho têm, então, a oportunidade de reavaliar condutas.

Ben Kingsley (com cabelo!) e Laurence Fishburne (todo novinho) interpretam os dois treinadores de Josh. O primeiro é clássico, sisudo, técnico, deseja que o menino seja estratégico. O segundo representa o speed chess, modalidade em que se joga num curto prazo, de dois minutos, por exemplo, e quer aflorar em Josh o arrojo.

O longa foi indicado ao Oscar 1994 por Fotografia. Vale o ingresso, uma boa opção de filme. E, se a pessoa virou fã de xadrez, torna-se obrigatório.

Aliás, a obra é um dos raros exemplos de título em português mais feliz que no original, neste caso em inglês. The Search of Bobby Fischer é por causa de um enxadrista que sumiu após surpreender o mundo com seu sucesso. Mas essa “busca” perde-se na história.
_____________________________________________________________________________

Lances Inocentes / The Search of Bobby Fischer
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano
: 1993
Gênero: Drama
Direção: Steven Zaillian
Duração: 110 min.
Elenco: Max Pomeranc, Joe Mantegna, Joan Allen, Laurence Fishburne e Ben Kingsley
Roteiro: Fred Waitzkin e Steven Zaillian

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*