Quem Matou Eloá?
Rating
Total
Eloá Cristina Pimentel, lembra-se dela? Pode ser que agora não. Mas você certamente acompanhou sua vida por dias. Ela é aquela estudante que, aos 15 anos de idade, foi sequestrada pelo namorado, de 22. Ao fim de cinco dias Eloá foi assassinada.
Quem matou Eloá é um documentário de 24 minutos que reconta a história do sequestro. Mas o enfoque é a cobertura absurda da imprensa, especialmente os canais de televisão.
Especialistas criticam a espetacularização da violência e a abordagem da mídia no caso de Eloá. E entra-se também na vanglorização do bandido, até mesmo pela polícia.
Foi um crime amoroso? Não! Mas o filme deixa claro como a polícia e a imprensa trataram desta maneira o caso. É importante lembrar: Sonia Abrão e outros jornalistas não tiveram pudor em entrevistar o sequestrador durante o crime. E na maioria dos casos ele foi tratado como um menino do bem que estava em crise amorosa.
Cerca de 40 mil pessoas foram ao velório da estudante, impulsionadas pela divulgação televisiva.
O pecado do documentário é exagerar. Há uma suposição de que o bandido atirou na vagina da estudante propositalmente (ela também foi alvejada na cabeça). Aí é chute, pois isso ocorreu quando a polícia invadiu o apartamento em que estavam.
Outro erro é não identificar os especialistas, a não ser nos créditos finais. Fica um bando de gente falando, com muita propriedade, mas sem que o espectador saiba quem é.
Mas, no fim das contas, é um registro extremamente necessário.
Quem Matou Eloá?
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Gênero: Documentário
Direção: Lívia Perez
Duração: 24 min.
Ano: 2015