Anjos da Lei
Rating
Total
O bonitão do colégio zoa o gordinho, apaixonado pela menina mais bonita. Anos depois, o gordinho tem o momento de dar o troco, quando eles se encontram na academia de polícia. Ambos passam e viram parceiros. Até este ponto Anjos da Lei é uma típica comédia americana. Mas quando eles recebem a missão de se infiltrar como alunos para descobrir o fornecedor de drogas em uma escola, o filme ganha personalidade e melhora muito.
O ineditismo é que os dois policiais estão acostumados a uma escola de 10 anos atrás. Os populares já não são os mais bonitos ou os atletas. São, sim, os que se preocupam com o meio-ambiente. A menina desejada não é a mais bonita… é a mais gente boa. O gordinho não é execrado se for inteligente. E por aí vai.
Como estão acostumados a outra realidade, os policiais – Jenko e Schmidt – têm dificuldade em se adaptar. Com isso, o filme passa a tirar sarro dos tradicionais enredos americanos. Entram em cena sátiras a filmes de ação (os carros que nunca explodem), piadas sobre os ícones da juventude de colégios americanos (a importância do baile de formatura) e, sobretudo, uma enxurrada de referências a sexo oral.
Há até a piada contra o próprio filme, quando o chefe de polícia diz: “antes também existia um grupo de policiais que se infiltrava em escolas. As pessoas sempre recriam as piores porcarias”. Aliás, Anjos da Lei recria a série do final dos anos 1980, mas prefere ser atual e, assim, diferente, um ponto positivo.
É divertido rir de si, acumular referências que o público jovem compreende (Twitter, a dependência química de Robert Downey Jr.).
Jonah Hill (de Superbad, é Hoje e O Homem que Mudou o Jogo, que lhe rendeu indicação ao Oscar) interpreta o policial gordinho (mesmo bem mais magro) e Channing Tatum (de Anti-Heróis e Querido John) faz o bonitão. O rapper Ice Cube (que já fez Uma Casa de Pernas pro Ar) é o chefe deles. No fim, uma surpresa. Johnny Depp, que foi o protagonista da série original, surge para uma ótima participação.
Anjos da Lei aproxima-se de Se Beber, Não Case, mas pega mais leve. Boa opção para se divertir.
Anjos da Lei / 21 Jump Street
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2012
Duração: 109 min.
Gênero: Comédia
Elenco: Jonah Hill, Channing Tatum, Ice Cube e Johnny Depp
Direção: Phil Lord e Chris Miller