Chocolate

Rating
Total
Que raridade este Chocolate! O protagonista é um palhaço, talvez o símbolo maior da comédia, mas estamos diante de um drama. Um drama contido, que aflige, cutuca, faz pensar. Um roteiro e uma direção, ambos de Roschdy Zem, que apostam no talento dos atores, e acertam.
Omar Sy é Chocolate. James Thiérrée é Footit. Eles estão sensacionais em cena. Footit é um palhaço em decadência, que encontra no negro que simula um canibal no circo sua chance de retomar o sucesso. Um palhaço negro jamais havia estado em um picadeiro.
O inusitado torna-se sucesso. Na dupla formada, o palhaço branco é o líder, o negro, o idiota. E essas características aos poucos, bem aos poucos, começam a incomodar Chocolate.
Baseado em história real, o longa torna-se um alerta contra o racismo, contra o preconceito. A sociedade do fim do século 19 ainda hoje tem ramificações. É na piada racista, no comportamento impensado, no domínio do poder que se vê como o comportamento imbecil está sempre à espreita.
Chocolate não é perfeito. E aí o longa acerta enormemente. Ele bebe, joga, fere as pessoas próximas. Está longe da perfeição. Assim é a vida real. E nesta realidade o preconceito também floresce.
Não há clichês no filme. Por vezes, a relação entre os palhaços é estranha, incômoda. Não se sabe o que virá à frente na história. E isso é sensacional.
Chocolate / Chocolat
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Ano: 2016
Duração: 110 min.
Elenco: : Omar Sy, Noémie Lvovsky, James Thiérrée e Thibault de Montalembert
Roteiro: Roschdy Zem
Direção: Roschdy Zem
Gênero: Drama