Leviatã
Rating
Total
Leviatã é daqueles filmes que deseja discutir grandes temas em pequenas situações. Vencedor do Globo de Ouro de 2015, chegou a mim com a perspectiva de um filmaço. E assim parece de início. Mas não engata e fica só na primeira marcha, talvez da segunda.
Dirigido pelo russo Andrey Zvyagintsev, o longa mostra o dia a dia de Kolya, um mecânico de um pequeno povoado de pescadores russo que vive com a mulher e seu filho do casamento anterior.
Kolya tem de bater de frente com o prefeito, que deseja derrubar sua casa para vender o terreno. Para isso, se defende na Justiça, com a ajuda de um amigo advogado de Moscou.
O curioso é verificar que as situações brasileiras se repetem na Rússia. Só tem o adendo de muita vodca, em qualquer cena. O poder executivo é corrupto e o judiciário, moroso e muitas vezes protocolar.
“Dá no mesmo se você é coreano, americano, russo, ou francês. A trágica história de um homem que se confronta com um sistema indiferente é totalmente universal”, afirmou o diretor ao receber sua estatueta.
A produção levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes. Apesar do ótimo argumento, não me cativou. É vagarosa demais. A vida do homem é uma situação péssima atrás da outra,uma desgraça só, mas só nos momentos finais do longa. Em 80% das cenas não se tem essa sensação. O tempo passa e nada acontece, sem alteração no tom mostrado na tela. É monocórdico.
Fica a mensagem de como o sistema pode acabar com a vida de uma pessoa, se ela fora “premiada” com um bando de corruptos e hipócritas.
“Poderias tu pescar o Leviatã com linha e anzol? Ou atar-lhe a língua com uma corda? Serias tu capaz de o prender com uma corda no nariz, ou furar-lhe as queixadas com uma escápula?”. A passagem do livro de Jó, da Bíblia, está no filme. Leviatã é o monstro que destrói tudo. Aí está a metáfora que dá nome ao filme.
Leviatã
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Ano: 2014
Duração: 140 min.
Direção: Andrey Zvyagintsev
Roteiro: Andrey Zvyagintsev
Elenco: Oleg Negin, Vladimir Vdovichenkov e Elena Lyadova
Gênero: Drama