Contra o Tempo

Contra o Tempo

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

À primeira vista o assunto não é dos mais novos no cinema. Um homem está preso a um passado: ele “acorda” no mesmo ponto da vida, com a mesma pessoa à sua frente, no horário de sempre. E por 8 minutos vive, sem entender, a mesma sequencia de fatos. Encerrado esse tempo, ele volta ao começo da história. Mas em um segundo olhar Contra o Tempo é diferente. O cara morre quando os 8 minutos acabam. Não só ele: o trem que está explode. E entre a morte e o recomeço da história ele se vê, por curto tempo, preso a uma cabine, algo que parece um enorme caixão, com uma mulher falando dando ordens via monitor. Ela manda que ele volte para a história.

Não é só isso: quando o protagonista – o capitão do exército Colter Stevens – recomeça a “saga”, os 8 minutos, percebe que está dentro do corpo de outra pessoa. Ele nunca esteve no trem que explodirá. É como se a alma dele estivesse no corpo de outro.

Parece complicado, não? E é. Principalmente no começo, quando o nosso capitão do exército e o espectador não entendem direito o que acontece. A sequência de 8 minutos é repetida exaustivamente, mas com algumas alterações na história. Pudera: o capitão, sabendo que o trem vai explodir, tenta se salvar.

E de repente há uma virada incrível. Depois de uns quatro repetecos dos 8 minutos, o capitão Stevens fica mais tempo na tal cabine e questiona a mulher que aparece no monitor. Nega-se a voltar à história no trem, até que descubra o que acontece. Ele descobre parte: está em um projeto denominado Source Code, capaz de resgatar os 8 últimos minutos de memória de uma pessoa. Um atentado terrorista explodiu um trem nos arredores de Chicago, matando todos os passageiros. O exército resgata os 8 minutos de memória de um dos passageiros e coloca o capitão nesta memória. Nestes 8 minutos ele tem de descobrir como e quem explodiu o trem, pois os terroristas prometem mais explosões.

Se você acha que eu já abri o filme todo, engana-se. Pois há mais surpresas. Sou suspeito, pois adoro filme de ficção. E este achei muito bom. Não é um longa fácil. Mas esses são os melhores.

Quando Contra o Tempo começa a se tornar repetitivo vem o pulo do gato. A história muda do trem para o próprio capitão Stevens e seu passado, trazendo revelações. Jake Gyllenhaal convence na pele do herói. O roteiro é muito bem encadeado: quem assiste recebe dois enigmas, se será possível salvar o trem e por que o capitão está na missão sem saber. Um filme muito interessante.

Contra o Tempo / Source Code 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA 


Ficha técnica: 
Direção: Duncan Jones
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Jeffrey Wright e Vera Farmiga
Duração: 93 min.
Ano: 2011
Roteiro: Ben Ripley

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 20 julho, 2012, 18:01

    Filme dirigido pelo Duncan Jones, aka Zowie Bowie, aka filho da lenda viva!

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*