Loup – Uma Amizade para Sempre

Rating
Total
Quem gosta de filmes com animais vai se deliciar. Se aprecia cachorros, então, se prepare. Não sou desta turma. Mas vi o trailer de Loup – Uma Amizade para Sempre e me interessei. Pensei que assistiria a algo como Sempre ao Seu Lado, com Richard Gere, que, incrível, gostei. Mas errei. É bem diferente, é pior.
Francês, o filme se passa na Sibéria, onde todos falam… francês. Estranho, mas tudo bem, pois quando os filmes holywoodianos colocam o inglês em todo o mundo nós nem reclamamos. O protagonista é Sergei (Nicolas Brioudes), um jovem que chegou à idade de pastorear sozinho as renas do clã Batagi. Em um frio desgraçado, ele ganha um rifle do mais velho da turma, arma indispensável para defender o rebanho dos ataques dos lobos (loup é lobo em francês) das montanhas. Em seus primeiros dias de trabalho, porém, Sergei encontra uma ninhada recém-nascida de uma loba – e se afeiçoa à matilha.
Aí, imagine, é ele contra todo o clã. Ele passa a esconder a afeição pelos lobos, para não ser retirado de sua nova função. Mais, passa a defender os bichos. Claro que ainda há uma garota linda (Pom Klementieff) na história. Ela e ele ficarão juntos? Não há muita dúvida.
O melhor do filme é a fotografia, com cenas bacanas da paisagem siberiana e dos bichos. Deve ter sido bem trabalhosa a filmagem, pois as cenas de matança entre lobos e renas são bem reais.
O problema é que a obra beira a ingenuidade. Sergei se mete no meio de lobos que mais parecem cachorros. Consegue domesticá-los com uma facilidade incrível. Dá até nomes aos bichos, que passam a atender seus chamados.
Outro ponto: a domesticação dos animais é tratada no filme como uma evolução dos siberianos, da humanidade. Há o contraponto do pai dele, que indica a matança dos lobos pelos humanos como parte do ciclo da vida.
É possível conviver em harmonia com animais selvagens, sem a necessidade de matá-los? Assista e tire sua conclusão.
Loup – Uma Amizade para Sempre / Loup
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2009
Duração: 102 min.
Gênero: Drama
Direção: Nicolas Vanier
Roteiro: Nicolas Vanier e Ariane Fert
Elenco: Nicolas Brioudes, Pom Klementieff, Pom Klementieff e Min Man Ma
Obrigado, Lu. Volte sempre!!!
Vou ver este filme! Gostei do seu blog, vou salvar nos favoritos!!!!
Pense que poderia ser pior: o cachorro poderia FALAR…