Parasita

Parasita

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

Classificar o gênero de Parasita, o sul-coreano que concorre ao Oscar em seis categorias, incluindo melhor filme, é das tarefas mais difíceis. Drama, suspense e até comédia. O longa é surpreendente a cada minuto e delicia o espectador com mudanças a cada instante. É uma pancada!

As viradas de roteiro e tom acontecem de maneira harmônica. No início, acompanhamos uma família pobre de Seul, que vive em uma casa abaixo do nível, literalmente: a casa fica abaixo do asfalto. Pai, mãe e dois filhos vivem de bicos – o mais recente é montar caixas de pizza. Eis que o filho tem a chance de ensinar inglês a uma adolescente rica, mas para isso precisa mentir que está na universidade. Sem problema: a irmã falsifica um certificado em casa.

A “peraltice”, considerada pequena pela família, é a porta de abertura, pois em determinado momento os quatro estão na casa rica, trabalhando. Até que…

Não dá para contar mais sem estragar o longa. Em entrevistas, o diretor
Bong Joon-ho disse que O Expresso do Amanhã, seu maior sucesso até então, primeiro filme em Hollywood, era uma obra de corredores, enquanto Parasita é de escadarias. A metáfora cai como uma luva, levando o espectador numa montanha-russa, com altos e baixos. Aliás, a mais linda cenas do filme é da descida da família na escadaria da cidade com a chuva inundando tudo.

A grande pergunta do filme é quem, afinal, é parasita. Os ricos ou os pobres. Mas o longa diz muito sobre a soberba, para ambos os lados. A soberba que faz não notar o outro… e a soberba que faz se sentir mais inteligente, mais esperto.

O longa é também uma aula sobre como o mundo surpreende. Planos? “Trace um plano e o mundo fará dar errado”, diz o ator Song Kang-ho interpretando o pai da família.

Em um ritmo avassalador, Parasita é daquelas obras que deixa pensativo quem assiste. Inquietante.

__________________________________________________________________________

Parasita / Parasite

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!

Ficha técnica:

Direção: Bong Joon-ho

Ano: 2019

Elenco: So-dam Park, Yeo-jeong Jo, Song Kang-ho, Chang Hyae Jin Ee Woo-sik Choi

Duração: 132 min.

Roteiro: Bong Joon-ho e Han Jin Won

Gênero: Suspensa

Categorias: Suspense
Tags: Parasita

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*