Super 8
Rating
Total
Atenção você que foi criança ou adolescente nos anos 1980! É hora daquela sensação déjà vu. Assista a Super 8, em cartaz nos cinemas. É pura homenagem a clássicos da década, um baita filme, uma ótima mistura de… ET – O Extraterrestre e Os Goonies.
Com muito mais ação que seus predecessores, já que estamos três décadas à frente em tecnologia, Super 8 tem um pouco de tudo. Há humor, drama, aventura e ficção científica. Tudo em volta de uma turma de meninos em 1979. Claro, estão lá o gordinho, a menina bonita que encanta a todos, os dois melhores amigos, o burro e o Slot Chocolate… ops, na verdade, o ET (“minha casa, telefone”)… ops… na verdade, um alienígena feioso.
O local é a pequena cidade de Lillian, em Ohio, nos Estados Unidos. O personagem principal, um adolescente de cerca de 15 anos, Joe Lamb, que acaba de perder a mãe e passa o tempo produzindo um filme de terror caseiro com seus amigos. Durante uma filmagem, em câmera Super 8, o grupo presencia um acidente de trem e, pouco depois, misteriosos incidentes começam a acontecer: pessoas desaparecem, equipamentos eletrônicos deixam de funcionar, militares tomam conta da cidade. Tudo indica que um ser de outro planeta está rondando a cidade, e o grupo de seis amigos sabe mais sobre ele do que a maioria dos adultos.
A cena do trem descarrilando é um absurdo de boa! O expectador, não tem jeito, trava na cadeira. Simplesmente uma das melhores de ação já produzidas. Mas não para por aí. O monstro (sim, ele vai aparecer) é um uma espécie de Predador, enorme, carnívoro.
O trabalho do diretor J. J. Abrams (criador das séries Lost e Felicity e diretor de Star Trek e Missão Impossível 3, além de roteirista de Armagedon e Cloverfield) é uma homenagem aos filmes de Steven Spielberg. Antes de acusar Abrams de plágio, vale lembrar que o filme foi feito com o aval do próprio Spielberg, que é produtor do longa. Não são cópias, são homenagens.
Pelo que li, Contatos Imediatos de Terceiro Grau é outro filme spielbergiano dos anos 1980 que recebe homenagem, mas não lembro, pois, se assisti, foi há muito tempo.
Nem tudo pode ser perfeito, há alguns furos no roteiro. Mas e daí? Não comprometem a trama. Os atores mirins mandam muito bem, comandados por Joel Courtney, o protagonista, e Riley Griffiths, o amigo gordinho Charles, desta vez o líder inicial da trupe. Elle Fanning, a irmã de Dakota, também apavora, no bom sentido. Já os adultos, comandados por Kyle Chandler, que faz o pai do principal, têm atuações bem fraquinhas.
Serei repetitivo, mas, como no filme, farei uma homenagem. Já escrevi lá em cima: assista. Fora todos as qualidades do filme, vale muito a sensação de voltar à infância ou adolescência.
Ah, dica de última hora: não levante da poltrona durante os créditos.
Super 8 / Super 8
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Direção: J. J. Abrams
Produção: J. J. Abrams, Bryan Burk e Steven Spielberg
Roteiro: J. J. Abrams
Elenco: Joel Courtney, Elle Fanning, Riley Griffiths, Noah Emmerich e Kyle Chandler
Gênero: Ficção Científica
Assisti ontem e tive a mesma sensação nostalgica!! Adorei de verdade!
Marina
Bem divertido, uma mistura de ET com Contatos Imediatos. A Elle Fanning trabalha muito. Pena q o final desanima um pouco, tipo, "puxa preCisamos terminar o filme". E nao tem nenhum plano memoravel, os unicos q são bacanas sao copias sem tirar nem por dos dois filmes acima citados. Mas o desastre de trem é o cão! Tanto q nao sei como os moleques sobrevivem a ele.
Já estava louca par ver este filme. Agora que li este texto, fiquei com mais vontade ainda…
Ana Lucia Venerando
Louca para ver!