The Artist / O Artista
Rating
Total
The Artist é o melhor filme do ano, não importa o que a Academia decida no Oscar. Um filme que já nasce clássico. Há muitos anos não me divertia tanto no cinema. Ao final na sessão fiquei torcendo internamente para que as pessoas começassem a aplaudir. Porque a minha vontade era de bater palmas, gritar, assobiar… É sem sombra de dúvidas o melhor filme que eu vi nos últimos tempos. E a homenagem definitiva aos primórdios do cinema.
O filme conta a história de George Valentin (Jean Dujardin), o grande rei dos filmes mudos, e da reviravolta que acontece em sua vida com a chegada do cinema falado. E de Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma atriz jovem que ele ajuda no início de carreira. E faz tudo isso lindamente sem utilizar as palavras. Sim, The Artist é um filme mudo. Quase completamente. Os sons e palavras só entram muito timidamente para pontuar cenas importantes e quando o diretor brinca com o grande pesadelo dos atores naquela época: o de não terem voz. E a ausência das palavras é exatamente o ponto forte do filme. O que na época podia ser uma limitação é utilizado de forma magestosa pelo diretor Michel Hazanavicius, que garante ao espectador uma imersão completa no melhor que o cinema pode oferecer.
The Artist é completamente filmado em preto e branco. A história começa em 1927, quando o cinema mudo ainda dominava as salas de projeção, e termina na década de 40 e os seus magníficos musicais. Nesse período acompanhamos a decorrada de uma estrela, a aparição de outra e a reinvenção do cinema. É uma comédia deliciosa cheia de referências a grande nomes como Gene Hackman , Charles Chaplin, Judy Garland, Marlyn Monroe, Fred Asteire e Ginger Rogers. E a clássicos como Nasce uma Estrela, Cidadão Kane, Swing Time, entre tantos outros que minha limitação cinematográfica não consegue alcançar. Por isso vou até criar uma nova classificação: APLAUDA E ASSOBIE QUANDO ACABAR A SESSÃO. Que é uma classificação bem acima de PARE TUDO E VÁ VER.
Ah,o filme acabou de ganhar o Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical e é um dos favoritos ao Oscar. Jean Dujardin ainda ganhou a Palma de Ouro de Melhor Ator em Cannes (ele está de fato sensacional no filme). E o cachorrinho Uggie, que interpreta o mascote Jack, ganhou a Palm Dog Award. O filme ganhou prêmios em diversos festivais por onde foi exibido e acaba de ganhar o prêmio da crítica em Nova York.
CLASSIFICAÇÃO: APLAUDA E ASSOBIE AO FINAL DA SESSÃO
Título original: The Artist
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, Uggie (cachorro), John Goodman, James Cromwell, Missi Pyle, Penelope Ann Miller, Malcolm McDowell, Bitsie Tulloch, Beth Grant, Ed Lauter, Jen Lilley, Nina Siemaszko, Woman Basil Hoffman, Ben Kurland e Ken Davitian
Diretor: Michel Hazanavicius
Género: Comédia, Drama, Romance
Duracao: 110 min.
Magnifico mesmo. Muito bem. Diferente, inusitado, lindo. Obra-prima.
Magnífico!! Mais um ótimo trabalho do ator John Goodman. Estou na expectativa de sua participação na 3ª temporada de Treme que é a combinação perfeita de ótimos atores e uma história muito inspiradora que mostra a população de Nova Orleans na reconstrução de suas vidas, suas casas e culturas após o furacão Katrina. Quero muito ver a nova temporada.
Meu Deus, vou ver agora!