Augustine

Augustine

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

O nome é dela, mas a história é dele. Augustine é um filme sobre um pedaço da vida de Jean-Martin Charcot, histórico médico francês neurologista e psiquiatra. Suas maiores contribuições para o conhecimento das doenças do cérebro foram o estudo da afasia (uma alteração da função da linguagem) e a descoberta do aneurisma cerebral e das causas de hemorragia cerebral. Charcot concluiu que a hipnose era um método que permitia tratar perturbações psíquicas, em especial a histeria. E aí entra o filme.

Augustine é uma moça de 19 anos que passa a ter ataques de histeria (muito parecidos com epilepsia). Levada ao hospital Pitié-Salpêtriere, encontra Charcot como chefe local. O médico passa a estudar o caso da nova paciente exatamente utilizando a hipnose como meio para o tratamento. Ele usa a moça em demonstrações à sociedade médica, balançando na tênue linha da ética.

Apesar de todo o processo da investigação médica ser bastante interessante, cabe à relação nascente entre Charcot e Augustine, uma história real, o ponto central da obra. Sim, uma atração aparece entre eles. E aí está o problema. Acaba virando água com açúcar. Charcot é a única esperança para Augustine em um mundo de angústia e sofrimento.

Vincent Lindon, de Tudo o que Desejamos, novamente manda muito bem. Soko, a Augustine, convence.



Augustine


CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO


Ficha técnica:
Elenco: Soko, Vincent Lindon, Stéphanie Sokolinski e Chiara Mastroianni
Ano: 2013
Duração: 102 min.
Direção: Alice Winocour
Gênero: Romance

Categorias: Romance
Tags: Augustine

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*