David Attenborough e Nosso Planeta

Rating
Total

DISPONÍVEL NA NETFLIX
O mais recente documentário do naturalista britânico David Attenborough é sucesso na Netflix. Traz uma importante mensagem: a urgência em inverter agressões ao planeta, urgência mesmo, algo a ser feito hoje, agora. Porém, para além do recado, é um filme monotônico, que cansa. Uma pena, pois a melhor solução proposta chega quando o espectador está cansado.
Com belas imagens das regiões visitadas pelo naturalista, o documentário começa narrando a experiência de Attenborough. Aos 93 anos (hoje 94), ele já foi a praticamente todos os pontos selvagens da Terra. Em seguida passa para a destruição, com imagens de antes e depois. E lá no fim aborda como é possível reverter o desastre com o isolamento de áreas, que, segundo ele, se recuperam e passam a “transbordar” para onde está habitado.
Ou seja, o isolamento de determinadas áreas, por si só, pode gerar crescimento populacional de animais, reflorestamento, recuperação. Algo super interessante, mas em um filme muito tradicional: é Attenborough o tempo todo falando e imagens rodando na tela.
Attenborough tem razão e seu chamado é importante, mas acontece de um jeito chato.
________________________________________________________________________
David Attenborough e Nosso Planeta / David Attenborough: A Life On Our Planet
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Duração: 83 min.
Ano: 2020
Gênero: Documentário
Direção: Alastair Fothergill e Keith Scholey
Elenco: David Attenborough