Turistas Espaciais
Rating
Total
Turistas Espaciais apresenta como bilionários gastam milhões de dólares para viajar ao espaço, em uma onda que cada vez mais se torna comum na Rússia. O filme surpreende com imagens e situações que pouco têm a ver com o imaginário coletivo acostumado aos filmes de Holywood e à fantasia futurista da Nasa no cinema.
Do suíco Christian Frei, o documentário acompanha Anoushe Ansari, uma empresária naturalizada norte-americana, nascida no Irã, que que em 18 de setembro de 2006 tornou-se a primeira mulher a pagar do próprio bolso para viajar ao espaço (há outras duas que não tiraram dinheiro do próprio bolso, a inglesa Helen Sharman, que em 1989 ganhou um concurso, e a americana Christa McAuliffe, que foi escolhida pelo governo por ser professora, para dar a primeira aula do espaço na história).
Além da saga de Anoushe, com seu investimento de US$ 20 milhões (banca metade do custo da viagem da nave Soyus) por oito dias fora do planeta, o filme pega a ótima via de abordar a vida do povo que mora ao lado da estação espacial de Baikonur. Diferentemente de Cabo Canaveral, na Flórida, construída pelos americanos para que os pedaços de naves caiam no mar, a estação construída pela União Soviética é cercada por milhares de quilômetros de terra.
No Cazaquistão, que em sua inauguração era da União Soviética, a estação foi contruída no meio do nada para dificultar o acesso e, assim, a chegada de espiões. Mas o problema é que as peças propositalmente soltas das naves caem entre as pessoas. E aí entram os sucateiros de naves espaciais. Eles esperam pelas peças, vão atrás com possantes caminhões e ficam três dias em pleno deserto cortando e separando para venda à China.
Além dos sucateiros e do treinamento de Anoushe, cativam as cenas de gravidade zero no espaço. É muito diferente da ficção. Para lavar os cabelos leva-se uma hora, pois a água não cai. Dormir, então, só flutuando. Para beber água é preciso ter pontaria.
Além da iraniana-americana, que sonhava em sair do planeta desde os 16 anos e afirma que poderia até trocar a vida pela viagem, aparece no filme o principal inventor dos programas de computador Word e Excel. Mas ele passa rapidamente pela obra. Ambos têm muita grana e gastam com o que mais querem. Estão muito certos! Assim como o diretor e roteirista Frei, que com uma ótima ideia e simplicidade faz um documentário que cativa.
Turistas Espciais / Space Tourists
CATEGORIA: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Christian Frei
Roteiro: Christian Frei
Duração: 90 min.
Edição: Christian Frei e Andreas Winterstein
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: