Direito de Amar
Rating
Total
Tom Ford foi, até 2004, estilista da Gucci, o responsável por revitalizar a imagem da grife italiana. Tornou-se um dos nomes mais importantes da alta costura. De repente, deixou a marca por “diferenças criativas” com os executivos. Passou, tempos depois, a dedicar seu tempo ao cinema. O que à primeira vista parecia um erro, hoje se mostra uma decisão das mais acertadas. Pelo menos para os amantes da “Sétima Arte”. A prova é Direito de Amar.
Retratando apenas um dia de 1962, o filme – baseado no romance de Christopher Isherwood – conta a história do professor universitário George Falconer (Colin Firth, com aparência muito mais nova), que não consegue enfrentar a perda de seu grande amor, companheiro por 16 anos (Matthew Goode). Como as convenções da época impunham –muito mais do que hoje-, Falconer tenta manter as aparências, mas sente que chegou ao limite das forças.
O mundo vê o professor como um homem bem resolvido, sem problemas. Ninguém imagina os conflitos e a solidão que o dominam. Neste fatídico dia, Kenny (Nicholas Hoult), aluno que se interessa por ele, e Charley (Julianne Moore), a amiga de longa data, são peças-chave para a decisão a ser tomada.
A fotografia do filme impressiona. As roupas dos personagens são um capítulo à parte. Os detalhes, de uma riqueza impressionante. Tudo isso mostra que por trás das câmeras está Tom Ford. Mas há muito mais: a interpretação arrebatadora de Colin Firth coloca a obra em um patamar acima da média. É ele quase o tempo todo sozinho, pensando, raciocinando, deixando o espectador entretido.
A cena dele recebendo a notícia da morte do companheiro é daquelas que entram para a história do cinema.
Firth concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro em 2010, mas perdeu para Jeff Bridges (Coração Louco). Julianne Moore foi indicada ao Globo de Ouro. Já viu filme ruim com eles? Eu não me lembro. Com um diretor estreando em grande estilo e uma dupla de atores de primeira, Direito de Amar é um dos melhores filmes dos últimos anos.
Direito de Amar / A Single Man
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Tom Ford
Produção: Tom Ford
Roteiro: Tom Ford
Elenco:Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult e Matthew Goode
Gênero: Drama
Duração: 101 min.
Atuação dele nesse tá pau a pau com a do rei gago. Belo trabalho.
Colin Flirht, eternamente Mark Darcy.