Estômago
Rating
Total
Não é que vi um bom filme brasileiro nesta semana? Uma raridade. Estômago é um filme simples e não escapa da “tradição” de xingamentos desnecessários e mulher pelada das produções nacionais. Mas é um filme que vale, com uma boa história, que utiliza a culinária como pano de fundo para contar a vida de um retirante de Pernambuco que tem um dom, mas sofre na vida. Mas não se engane: há muitas surpresas.
Raimundo Nonato (muito bem interpretado por João Miguel) chega à cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um boteco, logo descobre que possui um talento nato para a cozinha: sabe cozinhar coxinhas. Com elas, Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni , o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria.
Essa é a parte boa da história. Mas logo no início descobrimos que Raimundo vai preso. É… o filme conta duas fases do personagem principal: no passado, quando ele se descobre cozinheiro, e no presente, quando, por algum motivo (só revelado lá pro fim), ele está em “cana”.
O filme é recente, de 2007. Ganhou prêmios no país e no exterior: Espanha e Uruguai. Marca a utilização de um acordo de co-produção Brasil-Itália que existe desde 1974, mas que nunca havia sido utilizado. A produtora executiva Cláudia da Natividade levou um ano para elaborar e formalizar o contrato entre a brasileira Zencrane Filmes e a italiana Indiana Filmes.
A história é inspirada no conto “Presos pelo Estômago”, do livro “Pólvora, Gorgonzola e Alecrim”, de Lusa Silvestre. Teve como locação o presídio do Ahú, em Curitiba. Como grande parte da história se passa dentro de uma prisão, Luís Mendes Júnior foi contratado como consultor de vida e comportamento no presídio. Ele entrou na prisão aos 19 anos, semi-analfabeto, e saiu 30 anos depois, como escritor e cronista.
Trata-se de uma boa surpresa. Vi na TV, sem gastar com pipoca ou entrada. Mas até vale (bem) o ingresso.
Ficha técnica
Estômago
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Direção: Marcos Jorge
Duração: 112 min.
Elenco: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani e Zeca Cenovicz
Duração: 112 min.
Gênero: Drama
Roteiro:Lusa Silvestre, Marcos Jorge, Cláudia da Natividade e Fabrizio Donvito, baseado em argumento de Lusa Silvestre e Marcos Jorge
Produção:Cláudia da Natividade, Fabrizio Donvito e Marcos Cohen
Edição:Luca Alverdi