Fantasmas de Sugar Land

Fantasmas de Sugar Land

Rating

2.5 out of 5
ATÉ VALE O INGRESSO

Total

2.5
2.5 out of 5

DISPONÍVEL NA NETFLIX

O Estado Islâmico, aquele grupo que tanto terror trouxe anos atrás, e ainda está vivo, parece afastado da realidade de muita gente. Fantasmas de Sugar Land mostra que não. E conta como uma pessoa de nosso cotidiano, com o mundo hoje conectado em poucos cliques, pode se tornar um membro da facção.

Crescido na pequena cidade Sugar Land, no Estados Unidos, Mark (nome falso dado ao personagem explorado no documentário) nunca esteve totalmente à vontade na sociedade. Um dos poucos negros da cidade, ele sempre se sentiu excluído, descobrindo na religião muçulmana um apoio.

Com o tempo, no entanto, a admiração transformou-se em extremismo. Sem que seus amigos se dessem conta da mudança. Até que ele resolve ir para a Síria.

A história real se passa em 2015. Premiado como melhor filme de não-ficção no Festival de Sundance em 2019, o documentário é todo baseado nos depoimentos de amigos, que têm os rostos cobertos por máscaras. Entrevistados pelo diretor paquistanês Bassam Tariq, eles tentam, ao longo dos 20 minutos, entender a sombria virada de Mark.

De onde tira sua força, o filme tem sua fraqueza. São depoimentos atrás de depoimentos e pouco se avança sobre a história. Afinal, não é por se sentir excluída que uma pessoa vira terrorista. Falta essa explicação a mais. E o próprio Mark não é ouvido.

Ao final, o nome verdadeiro dele é exposto, indicando algo ocorrido: Warren Christopher Clark.

_____________________________________________________________________________

Fantasmas de Sugar Land / The Ghosts of Sugar Land

CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO

Ficha técnica:

Direção: Bassam Tariq

Ano: 2019

Duração: 20 min.

Gênero: Documentário

Roteiro: Bassam Tariq e Thomas Niles

Categorias: Documentário

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*