Feitiço do Tempo

Feitiço do Tempo

Rating

2 out of 5
ESPERE A SESSÃO DA TARDE

Total

2
2 out of 5

FeiticodoTempoO título original de Feitiço do Tempo é Groundhog Day. Groundhog é, em português, marmota. O Dia da Marmota, seria, então, a tradução literal da obra. Mas que diabos tem a ver marmota com tempo? Ou com feitiço? Nada, ou quase nada (leia mais à frente), mas o título em inglês combina mais com esta comédia de 1993.

Bill Murray interpreta Phil Connors, um egocêntrico homem do tempo da TV em Pittsburgh. Ele é escalado para cobertura do Dia da Marmota (2 de fevereiro), na cidade de Punxsutawney. A fria é a seguinte: se o céu estiver nublado, a marmota Phill não verá sua sombra e, assim, desfrutará do ar livre e a primavera logo chegará; mas, se o dia estiver ensolarado e a marmota se deparar com sua sombra, ela voltará a se retirar em sua toca para um novo cochilo e o inverno durará mais seis semanas.

Depois deste evento surreal, a vida do jornalista fica, aí sim, literalmente surreal. O tempo para ele não avança. Todo dia, às 6h da manhã, o Dia da Marmota recomeça, com as mesmas pessoas e ações. Além de Murray, Andie MacDowell e Chris Elliott formam os personagens da equipe jornalística. Mas só o repórter vê o mesmo dia se repetir ininterruptamente.

Em 2006, Feitiço do Tempo foi incluído no National Film Registry dos Estados Unidos, sendo considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante”. Não é para tanto, mas é um bom filme. Bem estilo Sessão da Tarde, diga-se.

O longa foi o melhor panfleto turístico para Punxsutawney, e para o seu festival, mesmo que as filmagens tenham se passado na cidade de Woodstock, em Illinois. Hoje, Punxsutawney e o Dia da Marmota são inseparáveis. Todos os anos, cerca de 40 mil pessoas se reúnem para presenciar o breve desempenho do animal — os cuidadores, integrantes da seleta panelinha do Groundhog Club, se negam a especificar qual é o número do Phil atual, entre tantos que já devem ter existido, já que marmotas têm expectativa de vida de seis anos. Para fãs, tanto faz, uma vez que só existe um Phil, o único capaz de prever o tempo com 100% de precisão.

A direção, produção e roteiro são de Harold Ramis (que faz uma ponta como um neurologista), mais conhecido por seu papel de Egon em Os Caça-Fantasmas (ao lado de Murray).

 

Feitiço do Tempo / Groundhog Day

CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE

Ficha técnica:
Ano: 1993
Duração: 103 min.
Elenco: Bill Murray, Andie MacDowell, Chris Elliott, Stephen Tobolowsky, Rick Overton, Willie Garson e Brian Doyle-Murray
Direção: Harold Ramis
Gênero: Comédia Romântica

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*