Micmacs – Um Plano Complicado
Rating
Total
Com este “complicado” nome, Jeunet conta a história de Bazil, que nunca teve sorte com armas. Quando criança, uma mina terrestre matou seu pai. Já adulto, ele é atingido por uma bala perdida quando está em pleno trabalho, em uma locadora. Recupera-se, mas vira uma bomba-relógio, já que pode morrer a qualquer momento.
Sem conseguir recuperar o antigo emprego, Bazil passa a viver nas ruas de Paris. Até que um dia é acolhido por um grupo de vendedores de ferro-velho, que vive como uma família e cujos integrantes têm características surpreendentes. São sempre sobreviventes. Bazil logo se enturma – e com eles inicia um plano para se vingar de quem originou tanto sofrimento a sua vida.
O clima é de fábula, como Jeunet propicia em Amélie Poulain. No comando de cena agora está Dany Boon, ótimo como Bazil. Dominique Pinon é o ator onipresente em todos os filmes do diretor (Amélie, Delicatessesn, Alien – A Ressurreição…). Sempre muito bom! E Omar Sy, que estourou no recente Intocáveis, também está lá com seu sorriso característico.
A peculiaridade de cada personagem é notável. Por viverem em um ferro-velho, usam traquitanas para ajudar no tak “plano complicado”. São, de início, como os sete anões, cada um com sua característica: o tímido, o rabugento, o esperto… Mas eles são mais: são também alegres, inovadores, amigos.
Audrey Tatou, a Amélie Poulain, não está no longa. Mas os extras – bem legais – mostram que ela sempre está na vida de Jean-Pierre Jeunet. Do nada, aparece nas filmagens, perto de sua casa.
Jaunet consegue mais uma vez entreter. E agora o faz com a crítica ao comércio de armas. Tirando o pai de Bazil, ninguém mais morre no filme, apesar das exposões, tiros e afins. Não é preciso: a crítica já está feita, de uma maneira surreal, literalmente.
Micmacs – Um Plano Complicado / Micmacs à Tire Larigot
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2011
Duração: 105 min.
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet
Gênero: Comédia
Elenco: Dany Boon, Dominique Pinon, André Dussollier, Julie Ferrier, Yolande Moreau, Jean-Pierre Marielle e Omar Sy
ery informative article. Pretty sure people would love to go to that place for shopping. Specially to those who are semi naughty or semi conservative people. I guess there are a lot of things their that can be bought.