A Festa de Babette
Rating
Total
Até agora não entendi a classificação de gênero de A Festa de Babette. Na sinopse, e em toda resenha, é tido como drama. Mas para mim é uma comédia, especialmente durante a chamada festa, a parte que tira a obra da mediocridade e a eleva.
As vidas de duas belas irmãs dinamarquesas não têm emoção, até a chegada de dois homens. Ambas sentem o gosto do amor, mas logo preferem baixar a cabeça aos costumes da época – fim do século 19 – e ao pai, um pastor que acabara de criar uma religião.
Babette entra na história lá pela metade. É um francesa que foge de Napoleão e chega à pequena cidade dinamarquesa recomendada por um dos homens que se engraçou pelas irmãs. Passa a ajudá-las nos afazeres domésticos, até que tem a chance de agradecer pela acolhida.
Vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 1987, o filme é constantemente tema de livros de culinária cinematográfica. O banquete realmente é esplendoroso. E marca o auge do filme.
Eu dei boas risadas.
A Festa de Babette / Babettes Gæstebud
CLASSIFICAÇÃO: VALE INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 1987
Tempo: 102min
Direção: Gabriel Axel
Elenco: Stéphane Audran, Birgitte Federspiel, Bodil Kjer, Jean-Philippe Lafont e Bibi Andersson
Esse figura facinho na minha lista de favoritos. Sem mais… risos.
To de dieta. Passo hahahahah
Um filme maravilhoso de 1987 ambientado em 1871. "A Festa de Babette" é um delicioso filme sobre amor, fé, sacrifício e, naturalmente, o prazer do alimento. O filme é repleto de simbolismos cristãos. O banquete em memória do pastor é uma alusão clara à "Última Ceia". Sentam-se a mesa 12 pessoas e Babette é claramente uma imagem de Cristo: pobre, ela chega misteriosamente a uma pequena comunidade, trabalha como criada e, no final, presenteia a todos com um lauto banquete.
Simplesmente perfeito.
O filme eh um clássico do cinema grastronomico e muito simples. O banquete eh de encher os olhos e o coração. Vale o ingresso somente pela comida nada trivial.
Um tanto complicado… até chegar à festa vai um tempo.
Complicadinho também, hein…