A Missão do Gerente de Recursos Humanos
Rating
Total
A história tem um toque de realismo fantástico. Em A Missão do Gerente de Recursos Humanos, o tal responsável pelo setor na maior padaria de Jerusalém precisa acompanhar o enterro de uma funcionária. A tarefa não é fácil. O corpo dela vai a outro país, a Romênia. A missão surge porque a imprensa acusa a panificadora de omissão, de falta de compaixão. E lá vai o homem com o caixão, em uma viagem que até lembra as peripécias familiares em A Pequena Miss Sunshine.
Do mesmo diretor de Lemon Tree, Eran Riklis, e produzida por França, Alemanha e Israel, a fita equilibra drama e comédia. O início indica um rumo mais convencional às obras do Oriente Médio, com a morte de uma imigrante romena em um ataque terrorista na capital de Israel. Mas para por aí a citação aos problemas na região.
É um road-movie bem humorado. Mas, atenção, não chega a ser uma comédia. Tem toques de humor, somente. Nenhum personagem tem nome, a não ser a falecida Yulia. Com o gerente de RH (Mark Ivanir) seguem um repórter sensacionalista (Guri Alfi), um diplomata (Julian Negulescu) e o filho adolescente da moça no caixão (Noah Silver).
As atuações são sempre sérias. Mas as situações inusitadas e as pessoas que aparecem na viagem divertem. Repito: não é um filme para gargalhar. É uma boa opção.
A Missão do Gerente de Recursos Humanos / Le Voyage du Directeur des Ressources Humaines
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Diretor: Eran Riklis
Elenco: Mark Ivanir, Gila Almagor, Reymond Amsalem, Noah Silver, Julian Negulesco, Rosina Kambus
Produção: Tudor Giurgiu, Thanassis Karathanos, Talia Kleinhendler, Haim Mecklberg, Elie Meirovitz e Estee Yacov-Mecklberg
Roteiro: Noah Stollman, baseado em livro de Abraham B. Jehoshua
Duração: 103 min.
Ano: 2010