Mulan

Mulan

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

DISPONÍVEL NO DISNEY +

A Disney investiu US$ 200 milhões em Mulan, o remake mais caro do estúdio até hoje, e foi obrigada a lançar seu novo live action praticamente apenas na plataforma Disney +, por causa da Covid-19. Uma pena… já que assistir a esse incrível filme fica restrito a assinantes. Tomara que mais e mais pessoas possam admirar o trabalho do estúdio e da diretora Niki Caro.

Pouco badalada na indústria do cinema, a neozelandesa Niki Caro surgiu com Encantadora de Baleias, para depois se consolidar com Terra Fria, McFarland dos EUA (esse não assisti ainda) e O Zoológico de Varsóvia. Em Mulan já começa acertando ao decidir não copiar a animação de 1998 e, sim, seguir a história original.

A saga original de Hua Mulan é contada aos chineses desde a Dinastia Tang (618-907), quando a guerreira foi descrita no poema A Balada de Mulan, do século 7. Até por isso a animação da Disney é bem controversa na China, pois basicamente entrega uma representação estereotipada e fantasiosa sobre elementos culturais orientais, incluindo um dragão falante.

Niki, aliás, tirou qualquer fantasia com animais, que na animação pululam falantes. Outro acerto: não tem cantoria! A diretora afirmou, pós-lançamento, que não dá para colocar gente cantando em meio a batalhas. Tem toda razão.

Mas o filme vai além: o enredo feminista está super bem colocado nos dias atuais. Cores, trajes fabulosos, batalhas e lutas incríveis e atenção a detalhes acompanham a mulher que finge ser homem para defender o imperador. Se descoberta, ela será expulsa do exército chinês e envergonhará sua família, trazendo desonra e desgraça.

Para Mulan se passar por homem não há maquiagem caricata ou tentativa de transfigurar sua imagem. Ela está em meio a jovens guerreiros, todos com cara de meninos. Mulan é determinada e tem um poderoso chi (a palavra chinesa para denominar a força interior) e aos poucos mostra ser superior aos homens.

A chinesa Yifei Liu interpreta muito bem protagonista adulta (Crystal Rao é a personagem criança). Outro exemplo de acertos da diretora, que escalou em peso um elenco chinês.

Mais do que uma obra de cenas muito bem filmadas, nas quais claramente estão os US$ 200 milhões da Disney, Mulan é sobre família, tradições, respeito, amizade, verdade.

_____________________________________________________________________________

Mulan
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:

Duração: 120 min.
Ano: 2020
Direção: Niki Caro
Elenco: Yifei Liu, Tzi Ma, Jet Li, Jason Scott Lee, Crystal Rao e Rosalin Chao

Categorias: Animação
Tags: Mulan

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*