O Destino de Uma Nação
Rating
Total
O elenco de O Destino de Uma Nação é recheado de nomes famosos: Gary Oldman, Lily James, John Hurt e Kristin Scott Thomas, por exemplo. Não precisava. O filme é de Gary Oldman, justo vencedor do Oscar 2018 como melhor ator.
Um pequeno porém decisivo trecho da Segunda Guerra Mundial é o foco do roteirista Anthony McCarten e do diretor Joe Wright. Winston Churchill assume o posto de primeiro-ministro do Reino Unido em meio ao conflito armado e um Adolf Hitler expandido sua tirania.
A primeira cena é de Neville Chamberlain perdendo o cargo de primeiro-ministro, e logo a seguir descobre-se que deixou o posto para Churchill por não ter acreditado que Hitler avançaria. Nesta cena é dado o tom do longa-metragem. É um filme sobre a Segunda Grande Guerra, mas não há tiros, muito menos cenas de batalhas. O que está em jogo é a inteligência de quem comandava o lado britânico.
Oldman dá um banho. Ele incorpora Churchill tanto quanto John Lithgow na série The Crwon. Aí está o ponto alto, mas também o ponto baixo do filme.
Oldman tem uma atuação estupenda, mas os demais personagens se apequenam. A jovem secretária (Lily James) é a primeira peça. É a representante do povo, mas só participa ao dar poucos pitacos para o chefão. A esposa Clementine (Kristin Scott Thomas) tem pouco mais de participação como a aliada inconteste. Nos bastidores, o político Halifax (Stephen Dillane) e o rei George VI (Ben Mendelsohn) são a oposição e os defensores de uma posição oposta à de Churchill.
É uma obra sobre um período interessante da Segunda Guerra, quando Churchill avaliou um acordo com Hitler, sofrendo pressão de todos os lados. E aí há um mérito. Mas poderia avançar.
O Destino de Uma Nação / Darkest Hour
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Gênero: Drama
Ano: 2017
Duração: 125 min.
Direção: Joe Wright
Roteiro: Anthony McCarten
Elenco: Gary Oldman, Lily James, Ben Mendelsohn, John Hurt, Kristin Scott Thomas,Richard Lumsden e Stephen Dillane