O Segredo de Berlim

O Segredo de Berlim

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Filme com George Clooney, Cate Blanchett e Tobey Maguire sobre a Segunda Guerra Mundial só pode ser bom. Apostei. E perdi.

Baseado no livro The Good German, de Joseph Kanon (espero que a publicação seja melhor, pois a tenho em casa), O Segredo de Berlim conta a história de Jake Geismar (George Clooney), um jornalista correspondente de guerra americano que retorna a Berlim logo após o fim da guerra. Seu objetivo oficial é cobrir a Conferência de Potsdam, que reúne os presidentes dos Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra para definir o mapa europeu. Mas de maneira oculta ele quer reencontrar Lena Brandt (Cate Blanchett). Ao chegar, Jake descobre que Lena agora é namorada de Tully (Tobey Maguire), o soldado designado para ser seu motorista. 

É muita coincidência! E o filme tenta tirar proveito disso. Claro que o protagonista desconfia. E aí parece que um suspense dos bons irá aparecer. Mas que nada…
Uma série de personagens começa a surgir na tela. E o filme passa a ser um romanção, com a luta de Jake pelo coração de Lena.

Todo em preto e branco, o longa foi filmado como se tivesse sido produzido em 1945. Este foi um pedido do diretor Steven Soderbergh, que desejava rodá-lo como na antiga Hollywood. Uma curiosidade é a logomarca da Warner, que aparece no formato usado pela empresa nos anos 40.

Soderbergh realiza outras duas funções em O Segredo de Berlim, sendo creditado por pseudônimos. Como diretor de fotografia é Peter Andrews, enquanto que como editor aparece como Mary Ann Bernard.

Com um pouco de atenção percebe-se o quanto a Diageo, fabricante do whisky Johnnie Walker deve ter investido. Contei três aparições na cara dura.

Contribui para a fraqueza do filme a atuação do trio principal. Cate Blanchett está péssima, com um sotaque ridículo. Ela afirmou ter estudado as interpretações de Marlene Dietrich e Ingrid Bergman para compôr sua personagem. Não aprendeu. George Clooney é o menor pior, ainda mais na comparação com Tobey Maguire, que não convence em uma cena sequer.



O Segredo de Berlim / The Good German 


CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE 


Ficha técnica: 
Duração: 105 min.
Ano: 2006
Gênero: Suspense
Elenco: George Clooney, Cate Blanchett, Tobey Maguire, Beau Bridges, Tony Curran, Leland Orser, Robin Weigert e Jack Thompson
Direção: Steven Soderbergh

Categorias: Suspense

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*