O Terminal

O Terminal

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Está aí um filme legal. Com ótimo Tom Hanks, O Terminal pode, e deve, se considerado um bom filme. Tem um pouco de drama e um pouco de comédia, na medida certa.

Enquanto Viktor Navroski viaja de avião para Nova York, o governo de seu país, Krakozhia, sofre um golpe e seu passaporte perde a validade, deixando-o preso no Aeroporto Internacional John Kennedy. Nos nove meses seguintes Viktor é obrigado a viver num terminal em construção. Ele faz amizade com os funcionários do terminal e sonha com um caso amoroso com uma comissária de bordo, ao mesmo tempo que é vigiado pelo chefe de segurança, que não o deixa nem sair do aeroporto nem voltar para casa.

O que eu não sabia, e aprendi ao pesquisar para este texto, é que o filme possivelmente foi inspirado na história de Merhan Karimi Nasseri, que tem o apelido de “Sir Alfred”, um refugiado iraniano que viveu de 1988 a 2006 no terminal 1 do aeroporto Charles de Gaulle, na França, devido ao roubo de seus documentos. O filme foi produzido em 2004, enquanto Nasseri ainda vivia no aeroporto.

Mas nenhum material, nem o DVD nem o site do filme, menciona as desventuras de Nasseri como sendo inspiração para o filme, especialmente porque o homem está vivo e parece não ter recebido dinheiro da produção. Um outro filme, feito em 1993, Tombés du Ciel, tem um tema parecido e se passa no aeroporto de Paris.

Duas cuirosidades:

– A língua e a localização da Krakozhia são apresentadas de forma vaga no filme, passando a idéia de que Viktor é proveniente do Leste Europeu. Ao longo do filme, Krakozhia é apresentada como na fronteira com a Rússia e com um idioma baseado no russo;

– O idioma que Tom Hanks usa no filme para caracterizar o personagem é, de fato, búlgaro – o qual Hanks fala com razoável sotaque graças às aulas de sua esposa, Rita Wilson, cujo pai é búlgaro.

Bom…. em O Terminal (3ª parceria nos cinemas entre Hanks e Steven Spielberg – as outras foram O Resgate do Soldado Ryan e Prenda-me Se For Capaz)todo mundo torce por Viktor. E deixa o cinema (ou a TV) de bem com a vida.

O Terminal / The Terminal

CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO

Ficha técnica

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci, Kenneth Choi e Dan Finnerty
Duração: 128 min.
Gênero: Drama
Produção: Laurie MacDonald, Walter F. Parkes e Steven Spielberg

Categorias: Drama
Tags: O Terminal

Sobre o Autor

Comentários

  1. HellHeaven
    HellHeaven 24 outubro, 2011, 17:29

    Nossa senhora, achar esse filme horroroso é uma pessoa que não se coloca no lugar das outras, na situação, não capta a mensagen do filme, e as emoções, como sempre fazer o bem, esperar, cumprir promessar, ajudar as pessoas, causar impactos boms na vida das outras, destino. Etc e várias coisas que me fez pensar e reflitir. Eu apenas sinto pela pessoa que achou horroroso

  2. Marcelo
    Marcelo 3 maio, 2011, 22:13

    Filme EXCELENTE! O melhor trabalho de fotografia q o Kaminski fez pro Spielberg (geralmente os tons dele me irritam). Veja a beleza da cena da fonte!

    Fora que é o 1o. filme da Trilogia Bush dele (os outros são Guerra dos Mundos e Munique). Incrível como ele faz 3 grandes declarações sobre o estado da política americana sem precisar citar o nome daquele banana e sem pagar uma de sensacionalista mané feito o Michael Moore!

  3. Discutindo Futebol
    Discutindo Futebol 3 junho, 2010, 14:55

    Gosto não se discute! rsrsrs Não sou especialista sobre a arte, mas gostei de TODOS filmes mencionados nestes comentários! rsrsrs

    Serei um idiota? rsrsrs Pode até ser, mas gostei dos filmes e não nego! rsrsrs

  4. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 17 maio, 2010, 18:02

    Ei, mas eu gosto de O Terminal!

  5. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 10 maio, 2010, 02:19

    Como Juno pode ser "lindinho" (Renata) e "doce" (Marina) e O Terminal pode ser "chatérrimo" e "horroroso"?!?!?!??

    Não pode…

  6. Renata Santos
    Renata Santos 6 maio, 2010, 21:57

    Nunca consegui ver este filme. Dormi todas as vezes. Chatérrimo.

  7. Marina Sampaio
    Marina Sampaio 3 maio, 2010, 22:07

    Vou citar vc mesmo aqui: É HORROROSO

  8. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 3 maio, 2010, 21:02

    Filadélfia eh chato? Forrest Gump eh chato? Não..

    Nem O Terminal. Naufrago eh + devagar. Mas não eh ruim.

  9. Marina Sampaio
    Marina Sampaio 3 maio, 2010, 12:51

    Me da sono so de pensar em comentar sobre um dos filmes mais CHATOS da história.
    Inclusive o Tom Hanks é mestre nisso…Naufrago, o Terminal..sinto pena dele…

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*