Perdido em Marte
Rating
Total
Assisti a Perdido em Marte após ler o livro homônimo, de Andy Weir. É bom, o livro, mas não achei a última maravilha da Terra, como muitos. Seu grande diferencial é ter um protagonista otimista, que, mesmo abandonado em Marte, sem perspectiva de resgate, jamais perde o bom humor. O filme é também assim, e aí, junto a imagens deslumbrantes, está o que cativa o espectador.
Já li críticos escrevendo que uma história dramática como esta não pode ter humor. Erro crasso. Escreve isso quem não leu o livro. Não se trata aqui de um Alien ou Prometheus (que adoro), ou Apolo 13, mas de uma forma mais leve de encarar uma tragédia humana.
Um detalhe importante: o diretor Ridley Scott está mais do que acostumado ao tema espacial (Alien e Prometheus são dele, sem contar Blade Runner). E consegue usar de uma leveza incrível para variar a forma de fazer.
Os perfeccionistas podem reclamar que o longa não segue à risca o que está no livro. Verdade. Ainda bem! O livro por vezes se perde em transformar Mark Watney (o astronauta protagonista) em um McGyver turbinado, que consegue tudo. No filme, ele tem boas ideias com menor constância.
É bacana poder ver em imagens o que só se pensava ao ler a obra original. A transformação física de Matt Damon (Mark), que no começo parece um Hulk e depois fica magrinho (praticamente só come batatas) é um acréscimo interessante. O mesmo para as manchas que aparecem em seu corpo – o livro não cita isso.
Mas a melhor alteração é a trilha sonora. Ridley Scott aproveita que a comandante da missão que abandona Mark (Jessica Chaistain) gostava de música dos anos 1970-1980, pra desespero do astronauta, e deixa uma série de opções por lá. Clássicos da disco music, como “Turn the Beat Around”, “Hot Stuff”, “Rock the Boat” e “Waterloo”, contribuem demais para o clima da obra.
Matt Damon está ótimo. Jessica Chaistain fica linda sob um capacete. Em Terra, Jeff Daniels comanda o time da Nasa. Ainda há Kate Mara e Michael Peña de nomes famosos.
Perdido em Marte une ficção, drama e humor e traz uma nova visão de como encarar uma tragédia… no fim das contas, o bom humor é sempre essencial.
Perdido em Marte / The Martian
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Drew Goddard
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Michael Peña, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Naomi Scott, Kristen Wig, Kate Mara, Sebastian Stan, Donald Glover e Benedict Wong
Ano: 2015
Gênero: Ficção