Planeta dos Macacos – O Confronto
Rating
Total
Planeta dos Macacos – O Confronto é decepcionante. E essa avaliação vem de um enorme fã da série cinematográfica original. Se em Planeta dos Macacos – A Origem eu já havia ficado com um pé atrás, nesta sequência da retomada não tem jeito: que tortura assistir.
Talvez seja esse o motivo: sou fã do original. E este mais recente longa acaba com a graça de quem ficou com o suspense e a incógnita de O Planeta dos Macacos de 1968 na cabeça.
Fica a percepção de que todo o investimento financeiro foi para os efeitos visuais, realmente estonteantes. Mas para por aí. O roteiro é fraquíssimo: é uma espécie de Parque dos Dinossauros com símios.
Do time “a” de Holywood só aparece Gary Oldman, em um papel ridículo de tão pequeno. Claro, há Andy Serkis por trás do protagonista macaco, César, mas sua imagem não aparece.
Outra cara conhecida é a Felicity Keri Russell. Não há filme bom que ela tenha participado, certo?
A história é sobre a necessidade de um grupo de humanos (a Terra está devastada, com poucos sobrando) ultrapassar uma barreira de macacos para atingir uma usina hidrelétrica. Ou eles enfrentam César e sua turma ou buscam a paz.
Há toda uma crítica ao preconceito, com os homens e os chipanzés fazendo besteiras. Mas transborda. Os macacos aprendem rápido demais, em segundos. Há uma cena que um chimpanzé chega a ser um “gentleman”, dando a mão para apoiar a moça na subida do montinho.
Os “lembretes” sobre as edições passadas surgem timidamente na tela, como o filho de César com olhos azuis (como sua avó, chamada Bright Eyes, o mesmo apelido dado a Taylor – Charlton Heston – no filme mais antigo). E há até uma cena que lembra 2001 – Uma Odisseia no Espaço, com os macacos nas mesmas posições.
Um filme comum, bem aquém da magistral série original.
Planeta dos Macacos – O Confronto / Dawn of The Planet of the Apes
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Ano: 2014
Duração: 130min
Gênero: Ação
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver e Mark Bomback
Elenco: Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Toby Kebbell, Kodi Smit-McPhee e Judy Greer