A Pior Seleção do Mundo

A Pior Seleção do Mundo

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Documentários são geralmente em retrospectiva, ou seja, apresentam entrevistas, fatos novos ou memórias sobre algo importante do passado: a ascensão ao estrelato de algum cantor, o assassinato de alguém famoso, um acidente da natureza. Há, claro, documentários comportamentais, sobre, por exemplo, fãs de determinada banda, o crescimento da criminalidade em uma cidade ou uma família estranha. É raro, muito raro, “cair no colo” de um cinegrafista um fato marcante e ele estar com a câmera ligada. A Pior Seleção do Mundo tem isso – e consegue mais.

Samoa Americana pode ser considerada a pior seleção de futebol do mundo. Após perder de 31 a 0 para a Austrália (que já é fraca) em 2001, ficou em último lugar do ranking de seleções da Fifa (a federação internacional de futebol), posição que teimava em manter.

Documentaristas britânicos decidiram acompanhar o progresso do selecionado samoano. Foram à ilha do Pacífico e passaram a registrar o dia a dia dos jogadores. E encontraram histórias incríveis.
Há o goleiro que sai de Seattle, nos Estados Unidos, para jogar por seu país (é o mesmo que tomou 31 gols em um só jogo). Há o primeiro jogador transexual a disputar uma eliminatória de Copa do Mundo (que seria no Brasil). E há, o melhor, o treinador que, chamado pelos EUA, ajuda a seleção perna de pau.

Thomas Rogen é um holandês que jogou pelo time b do Ajax, até se mudar para os Estados Unidos, onde atuou ao lado das lendas Johan Cruyff (Holanda) e George Best (Reino Unido). Como treinador, nada expressivo. Até que decide apostar na aventura, em uma viagem de três semanas para assumir o selecionado de Samoa Americana.

Rogen precisa tirar leite de pedra! É engraçado demais como os jogadores são péssimos. Percebe-se nitidamente que precisam aprender o básico do básico. E trata-se de uma seleção que vai disputar uma eliminatória da Copa!

Chega-se ao ponto de o treinador ensinar a dar carrinho, a correr com a bola, a não ir todo mundo em cima de um só adversário.

Mas o melhor é reservado para o fim. E tudo é verdade!

Muito bem editado, o filme gera gargalhadas e emoção à flor da pele. Para um time que havia tomado 228 gols e feito nenhum, qualquer migalha é um banquete. Mas eles mostram que o esporte é cativante por que pode surpreender.

A Pior Seleção do Mundo / Next Goal Wins 


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica: 
Ano: 2014
Duração: 97 min.
Gênero: Documentário
Direção: Mike Brett e Steve Jamison
Produção: Kristian Brodie

Categorias: Documentário

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*