Última Parada 174
Rating
Total
Dá pra contar nos dedos de uma mão os filmes brasileiros que aprecio. Última Parada 174 é um deles. Já assisti há um bom tempo, mas sempre que entra em cartaz um filme nacional eu logo lembro dele. Não é um dos mais badalados brasucas, mas me prendeu, mesmo já conhecendo a história.
O drama é baseado em fatos reais da vida de Sandro do Nascimento, menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária e, anos depois (em 2000), seqüestrou um ônibus no Rio de Janeiro. Quase todos devem lembrar desse fato, já que foi transmitido fartamente pela TV. Tendo uma moça como refém na mira de seu revólver, cercado pela polícia, por atiradores de elite, o bandido disparou e matou a refém.
O diretor Bruno Barreto interessou-se pela história após assistir ao documentário Ônibus 174, de 2002, dirigido por José Padilha (o mesmo de Tropa de Elite). Pela 1ª vez em sua carreira Barreto trabalhou com não-atores ou atores com pouca experiência, vindos de grupos teatrais de comunidades carentes do Rio de Janeiro. E isso ajuda o filme, pois o deixa mais realista.
É claro que o personagem principal é tratado como um abandonado pela sociedade, mas também é mostrado como bandido. O filme foi selecionado como o representante brasileiro ao Oscar 2008 de melhor filme estrangeiro, mas não ganhou… pra variar um pouco.
Ficha técnica
Última Parada 174
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Michel Gomes, Marcello Melo Júnior, Gabriela Luiz, Cris Vianna e Anna Cotrim
Duração: 110 min.
Gênero: Drama
Roteiro:Bráulio Mantovani
Produção: Patrick Siaretta, Paulo Dantas, Bruno Barreto, Antoine de Clermont-Tonnerre
Música: Marcelo Zarvos
Fotografia: Antoine Heberlé
Edição: Letícia Giffoni
Renata, só falta você. Assista. Você vai gostar.
Ia postar pq vi ontem. Nunca vi alguém ter tanto azar e tanta sorte ao mesmo tempo..azar pq da tudo errado o tempo todo pro menino, sorte pq ele sempre sai vivo de tudo…Mas é bem legal, e o Bruno Barreto nao tem muito medo das coisas.
O filme é bom mesmo, e olha que é uma menina dizendo. rs…
Bjs.
É legal. pode apostar nele.
Hum, só se passar na tv aberta.