Rating
Total
DISPONÍVEL NO AMAZON PRIME VIDEO
A imagem que quase todos têm de Val Kilmer é como o Ace de Top Gun, o Batman combatendo Charada em Batman Eternamente ou Jim Morrison em The Doors. O que ele mesmo apresenta neste documentário sobre sua vida é um outro Val. É o ator, o pai, o marido, o Val Kilmer que fala com dificuldade imensa após um câncer na garganta, extirpado em 2015.
Documentário autobiográfico, Val está disponível no Amazon Prime Video e logo de cara entrega um de seus segredos. Kilmer sempre foi aficionado por filmagens, criando filmes amadores com seus irmãos ou carregando câmera portátil nos bastidores das produções hollywoodianas.
Kilmer se abre no documentário. Seu filho é o narrador principal, mas ele não se furta a falar com a voz robótica. Quando fala, não respira – e o inverso é também regra. Então, é nítida a dificuldade do ator.
Em determinado momento, o protagonista está distribuindo autógrafos em uma Comic-Com e tem de parar, se deitar, ser transportado coberto com um lençol.
Val Kilmer hoje vive na memória das pessoas pelo seu passado cinematográfico. Porém, teve a coragem de acrescentar a realidade à imagem do galã. Além do aparelho em sua garganta, o ator, claro, envelheceu, mudou seu jeito de vestir, aparece em cena sem se preocupar com a aparência. Aliás, o fim do documentário indica porque ele usa tantos colares coloridos.
Se há um pecado em Val, é no ritmo. O filme é montado de maneira linear e vai elencando filme atrás de filme, até chegar ao momento atual. Chega a cansar um tanto. Nada que tire o louvor de Val Kilmer, a pessoa, e de Val, o documentário.
_________________________________________________________________________
Val
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2021
Duração: 108 min.
Direção: Leo Scott e Ting Poo
Gênero: Documentário