Você Não Conhece Jack
Rating
Total
Sim, você conhece Jack. Mas, não, você não conhece DIREITO Jack. Ele é o personagem principal deste ótimo filme – Você Não Conhece Jack. É Jack Kevorkian, o chamado Doutor Morte, o médico que ficou famoso ao defender a eutanásia e ajudar mais de 130 pacientes a cometer suicídio. “Ajudar” é a palavra certa no caso dele.
Ele morreu há menos de 1 mês, aos 83 anos. Chegou a auxiliar nas filmagens do filme – e está nos extras do DVD. Já idoso, ficou oito anos preso ao colocar em debate um tema polêmico mas necessário. Kevorkian sempre defendeu que as pessoas têm o direito de escolher o momento de morrer, de encerrar o sofrimento de doenças excruciantes. E fez isso com uma inteligência incrível. É o “lado” dele que poucos conhecem, brilhantemente demonstrado ao mundo por Al Pacino (ganhou o Globo de Ouro e o Emmy por sua interpretação). Este é o homem a que o título se refere, o homem que você não conhece.
As mortes auxiliadas por Kevorkian aparecem na tela uma a uma, numeradas. O sofrimento das pessoas surge em forma de vídeos, que o médico gravava para provar que os pacientes realmente queriam a morte. Com o apoio do amigo Neal Nicol (John Goodman ) e da irmã Margo Janus (Brenda Vaccaro), ele presta uma “consultoria de morte”, não se importando com punições ou com a opinião pública.
Kevorkian recebe o apoio de Janet Good (Susan Sarandon), presidente de uma ONG sobre eutanásia, e a ira dos promotores locais, que abrem processos seguidos contra ele. Seu advogado é Geoffrey Fieger (Danny Huston), a pessoa que consegue coloca-lo em evidência positivamente.
Produzido para a televisão (imagino que por isso Al Pacino não concorreu ao Oscar), pela HBO, o filme foca na perspectiva de Kevorkian. É, portanto, parcial. Mas e daí? Saí da exibição convicto de se tratar de um grande homem. Um homem, acima de tudo, à frente de seu tempo. Tanto faz se o espectador é a favor ou contra o médico. Importa assistir a este belo filme.
Você Não Conhece Jack / You Don’t Know Jack
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Barry Levinson
Elenco: Al Pacino, Danny Huston, Susan Sarandon, John Goodman e Brenda Vaccaro
Duração: 135 min.
Gênero: Drama
Ano: 2010
Polêmico mesmo, Nana. Al Pacino manda muito bem, como (quase) sempre.
Esse é um tema bastante polêmico e só um grande astro como Al Pacino conseguiria levar esse tema para a tela e fazer com maestria.
Bjs e fik c Deus.