A Incrível História da Ilha das Rosas
Rating
Total
DISPONÍNEL NA NETFLIX
Um engenheiro idealista resolve construir uma ilha. Já seria um projeto dos mais malucos. Mas Giorgio Rosa vai além e transforma a construção em uma nação, com a possibilidade de aprovação da Organização nas Nações Unidas (ONU). É essa saga narrada por A Incrível História da Ilha das Rosas.
Para não estragar o prazer de quem ainda não assistiu ao filme, vou relatar poucos detalhes. O que mais interessa é que Giorgio e seu sócio Maurizio Orlandini concretizam o sonho, e juntam mais um bando de loucos no projeto.
É uma comédia italiana, leve. Há passagens hilariantes, como quando eles montam um bar na ilha. Maurizio, chegado a bebidas alcóolicas, compra apenas Cynar, sua bebida preferida, como opção. Destaque para a ótima trilha de músicas italianas.
A ilha é possível de se tornar independente por estar a míseros metros além do limite do mar territorial italiano, ou seja, em águas internacionais. No blog Histórias do Mar – clique e confira – há uma excelente descrição do que é real ou ficção no longa. Abaixo estão fotos reais da obra de Giorgio Rosa e Maurizio Orlandini.
“85% do que o filme mostra o que aconteceu de fato, e apenas 15% foram alterados ou incluídos na história original, porque ela já era, por si só, fantástica”, relata o produtor do filme, Matteo Rovere.
Giorgio Rosa morreu em 2017, aos 92 anos, ainda um tanto amargurado. Ele só gostava de falar sobre o assunto para explicar as soluções de engenharia aplicadas para resolver os muitos desafios de erguer uma plataforma no mar aberto. Não é o que o filme mostra, ainda bem. Muito melhor ser menos técnico e mais interessante.
______________________________________________________________________________
A Incrível História da Ilha das Rosas / L’incredibile Storia dell’Isola delle Rose
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2020
Duração: 118 min.
Gênero: Comédia
Direção: Sydney Sibilia
Elenco: Elio Germano, Matilda De Angelis, Leonardo Lidi e Tom Wlaschiha