Antes do Pôr do Sol

Antes do Pôr do Sol

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

É raro que a continuação de um filme seja tão boa ou melhor que o original. Mas este Antes do Pôr do Sol é assim. Novamente, como Antes do Amanhecer, é uma ótima pedida.

Quem viu o primeiro sabe da história. Um jovem americano se encontra ao acaso com uma estudante francesa. E eles passam a noite e a madrugada juntos, em romance. O forte são os diálogos, o tempo todo, sem parar. Nesta sequência o esquema é o mesmo, com o bate-papo entre eles comendo solto. Se há perda da originalidade (afinal, é o segundo), há um ganho crucial: o filme tenta fazer uma ligação com a realidade. Um exemplo: a história é praticamente em tempo real, já que eles se encontram por uma hora e dezessete minutos – e neste exato período o roteiro se desenrola. Cada minuto de filme equivale a um minuto no “tempo do filme”.

Agora o encontro é em Paris. Nove anos depois, Jesse, que tornou-se escritor, está na França promovendo seu livro. Claro, os escritos contam a saga de um casal que vive um romance de uma noite em Viena, após o destino bater à porta em um trem. Celine, que havia lido a obra, decide ir à entrevista coletiva dele.

O tempo que os personagens não se viam (nove anos) foi também o tempo de intervalo entre o primeiro e o segundo filme. Tal “coincidência” se repetiria novamente com a continuação “Antes da Meia-Noite”, lançado em 2013. O filme inicial não foi um sucesso de bilheteria: portanto, fatores financeiros não justificariam uma continuação. A justificativa para se fazer Depois do Pôs do Sol foi que os fãs do primeiro filme eram fiéis e apaixonados e mereciam saber o que havia acontecido com seus personagens favoritos.

Ponto para o diretor e roteirista Richard Linklater, que nessa sequencia assina o roteiro em conjunto com Ethan Hawke e Julie Delpy, a dupla de protagonistas.

Outro exemplo de conexão entre filme e realidade é o fato de a personagem Celine afirmar ter composto três músicas: “uma valsa”, “uma música para um ex-namorado” e “uma música para meu gato”. As três músicas são tocadas no longa e foram compostas realmente pela própria Julie Delpy, a atriz que interpreta Celine. Essa é uma outra diferença: a música ajuda bastante este filme.

Mais: em certo momento Celine diz à Jesse: “você é do signo de escorpião e eu sou sagitariana. Logo, nos damos bem”. Estes são os signos dos atores. 

Enfim… é uma bela continuação. Não dá para vê-lo sem assistir ao primeiro. Mas o nível é mantido.




Antes do Pôr do Sol / Before Sunshine


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica:
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Kim Krizan, Ethan Hawke e Julie Delpy
Elenco: Ethan Hawke e Julie Delpy
Gênero: Romance
Duração: 77 min.
Ano: 2004

Categorias: Romance

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*