As Sessões

As Sessões

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Histórias de vida ligadas a paraplegia ou tetraplegia são quase sempre emocionantes no cinema. Os exemplos de grandes filmes incluem O Escafandro e A Borboleta e Os Intocáveis. As Sessões pode entrar neste seleto grupo, mesmo que não seja paraplegia a doença em questão. Eu coloco. É muito bom!

Além de O Escafandro e de Os Intocáveis, o longa me fez lembrar de Um Sonho Possível, que rendeu o Oscar de Sandra Bullock em 2010. Achei que tem o mesmo clima, que aborda um assunto forte mas de maneira para cima. É um drama que, digamos, não faz o espectador passar dezenas de minutos triste.

A história tem base real. Relata parte da vida de Mark O’Brien, poeta e escritor que desde a infância está preso a um imenso aparelho, apelidado de “pulmão de aço”, devido à poliomielite. Sem poder mexer os músculos do corpo, com exceção da cabeça somente para um lado, mas com sensibilidade em todo o corpo, ele leva uma vida repleta de limitações, entre elas a de sair de casa – seus pulmões aguentam trabalhar sozinhos apenas de três a quatro horas.

Mark leva a vida com um certo humor irônico. Por ser virgem, se sente incompleto. Decide, então, contratar os serviços de uma chamada “substituta sexual” (este é o nome da tradução literal para português no filme). Ela irá ensinar Mark a ter uma relação sexual, em seis sessões, no máximo.

Mark ficou sem os movimentos de tronco e membros por causa da pólio, mas sente toques. Isso ajuda, mas a tarefa não é fácil, claro.

As atuações são de primeira. John Hawkes é Mark O’Brien. A injustiça do Oscar 2013 é ele nem ter sido indicado ao prêmio de Ator. Helen Hunt também está muito bem – foi indicada. William H. Macy interpreta um padre que fuma e bebe cerveja, um homem que deixa para trás preceitos e coloco o lado humano à frente. Não lembro-me de melhor papel na carreira dele.

Todos os personagens são cheios de humor. E olha que o assunto é difícil. Além da tetraplegia do protagonista, o sexo aparece a todo instante. E mesmo assim o filme  – que ganhou os prêmios do júri e do público no festival Sundance – é para cima.

O final é acachapante. Não dá para contar sobre o pulmão de aço sobreposto a uma segunda caixa. Quem já viu deve lembrar.

As Sessões / The Sessions 


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER! 


Ficha técnica: 
Direção: Ben Lewin
Roteiro: Ben Lewin
Produção: Ben Lewin
Elenco: John Hawkes, Helen Hunt, William H. Macy, Moon Bloodgood, Adam Arkin e Robin Weigert
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 88 min.

Categorias: Drama
Tags: As Sessões

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*