Birdbox

Birdbox

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

Birdbox está dando o que falar neste fim de ano – muita gente adorando, outros tantos odiando. Depois de um longo período de seca de bons filmes, a Netflix resolveu soltar uma leva que inclui o tão esperado Roma, A Livraria e este, que agora escrevo sobre.

É um típico filme para quem gosta do gênero “ficção apocalíptica”. E eu gosto. Sandra Bullock protagoniza a história de um planeta assolado por uma espécie de força que passa a atacar quem a vê.

Solteira prestes a tornar-se mãe e com muitas inseguranças quanto a isso, Malorie (a personagem de Bullock) acaba presa em uma casa com outra meia dúzia de pessoas, após o mal tomar conta da Terra.

É o típico filme para prender na cadeira quem está assistindo. São duas fases que correm paralelas. Malorie dentro da casa, com toda a dificuldade de se viver sem poder sair. E Malorie com duas crianças em um bote, todos com os olhos vendados, o que evita que o Mal tome conta das pessoas.

Adaptação da obra de Josh Malerman, o longa não explica a presença inimiga, por que o Mal surge. Mas é proposital. E realmente não faz falta. O interessante é a representação da relação humana em uma catástrofe, ainda mais sem perspectiva futura (já que só olhar para o Mal faz a pessoa se suicidar).

O longa não é perfeito. O final é um tanto inverossímil, mas nem por isso deixa de ser interessante,
Sandra Bullock está muito bem no papel. Mas o destaque é a menina interpretada por Vivien Lira Blair. É incrível como consegue passar emoção ao se ver em situações de desastre.

Há algumas teorias sobre o que se passa como pano de fundo no filme. Por que quem é, digamos, maluco não é afetado pelo Mal? Aliás, são loucos ou só pessoas más? Há também a discussão sobre maternidade, com duas grávidas entre os presos à casa. E, por fim, os romances.

Enfim, é uma obra bem completa. Não é perfeita, mas é das boas.

 

Birdbox

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Ano:2018
Duração:124 min.
Direção: Susanne Bier
Elenco: Sandra Bullock, Sarah Paulson, Travante Rhodes, John Malkovich, Jacki Weaver,
Roteiro: Eric Heisserer
Gênero: Ficção

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*