O Homem Sem Face
Rating
Total
O Homem Sem Face é o primeiro filme de Mel Gibson na direção, lançado em 1993. Ele também atua, ao lado do então estreante Nick Stahl, que depois viria a fazer O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas, como John Connor.
Baseado em romance homônimo de Isabelle Holland, é surpreendentemente bom. A surpresa é porque não ficou famoso e poucos prêmios recebeu. Conta a história de Chukc Norstad (Nick Stahl), em 1968, um menino órfão de pai que vive com a mãe e duas meio-irmãs, filhas de pais diferentes. Seu sonho é se tornar militar, como o pai. Reprovado no primeiro exame, decide tentar novamente. Para isso, busca ajuda do ex-professor Justin McLeod (Mel Gibson), que vive recluso numa grande casa num lugar apelidado pelos locais de “ilha do monstro”.
O “monstro” é devido à face de McLeod, metade queimada – grande parte de seu corpo também. O ex-professor concorda em ensinar o rapaz e os dois iniciam uma amizade que logo é conturbada em função de acontecimentos do passado.
É evidente que o menino encara no professor a figura paterna ausente. Na parte final do longa vem a surpresa que arrebata o espectador, com uma forte suspeita sobre o professor. Pelo que pesquisei, o livro de Isabelle Holland é mais explícito contra o tutor.
Disponível no Now. Vale a aposta.
____________________________________________________________________________
O Homem Sem Face / The Man without a Face
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 1993
Duração: 115 min.
Gênero: Drama
Direção: Mel Gibson
Elenco: Nick Stahl, Mel Gibson, Fay Masterson, Gaby Hoffmann, Richard Masur e Margaret Whitton