Invencível
Rating
Total
A história de Vince Papale é incrível. Fã de futebol americano, aos 30 anos de idade ele teve a chance de entrar para o Philadelphia Eagles, seu time de coração, em uma peneira organizada pelo novo treinador. Foi à seleção só por desencargo de consciência, após insistência dos amigos. E passou! Melhor: ainda teve toda essa saga registrada por Holywood, no filme Invencível, da Disney.
O longa é padrão da companhia de Mickey e Pato Donald: há o esforço pessoal, alguns torcem contra, muitos torcem a favor e no final tudo dá certo. Mas o que vale mesmo é conhecer como tudo aconteceu.
Depois de perder a esposa e o emprego de professor, Vince passa a se dedicar ao trabalho de barman, atividade que só ocupa parte de seu tempo – ele não consegue ficar sem jogar futebol americano com os amigos. A fase dos Eagles é péssima. E o novo treinador decide dar um choque no time, abrindo a peneira. Daí para frente Vince faz sucesso.
Gosto de filmes de esporte. Talvez por isso Invencível tenha me conquistado de cara. O elenco é bem recheado. Mark Wahlberg, Greg Kinnear e Elizabeth Banks são os mais conhecidos. Wahlberg, que diz não saber jogar futebol americano, é Vince. Greg Kinnear é o treinador, Dick Vermeil. E Elisabeth interpreta uma colega de trabalho, fã dos Giants de Nova York (já viu o que rola, certo?). Todos são competentes.
O próprio Vince faz uma ponta no filme, como um treinador secundário. Nem fala ele tem. Mas nos extras aparece bastante, contando como soube que sua história seria filmada. Após assistir a um documentário de curta metragem no canal esportivo ESPN, um produtor ligado à Disney resolveu investir na ideia de um longa, acreditando que a história era fantástica e que daria um bom filme.
Ele tinha razão. Pode não ter saído o melhor filme do mundo, mas o roteiro já estava pronto.
Invencível / Invincible
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Ericson Core
Roteiro: Brad Gann
Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Ano: 2006
Elenco: Mark Wahlberg, Greg Kinnear, Elizabeth Banks, Kevin Conway, Michael Rispoli, Kirk Acevedo, Dov Davidoff e Michael Kelly