Druk – Mais Uma Rodada
Rating
Total
DISPONÍVEL NO TELECINE PLAY
O culto à bebida, o alcoolismo. Dois temas que Druk – Mais Uma Rodada trata de maneira firme, marcante… sóbria, com o perdão do trocadilho. Vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 2021, é uma ode à vida ao mesmo tempo que um alerta aos perigos que qualquer bebida alcoólica traz e como é importante dizer “chega” em determinados momentos, escolher qual caminho seguir,
A história acompanha quatro amigos de infância, professores da mesma escola de ensino médio. Entre eles, Martin, um depressivo professor de história em plena crise dos 40 anos, interpretado pelo astro dinamarquês Mads Mikkelsen, de A Caça e Depois do Casamento Aliás, Mikkelsen é daqueles atores que “não faz filme ruim”.
Em um jantar de comemoração do aniversário de um membro do quarteto, Martin não quer beber porque vai dirigir. Mas sabe aquela situação que os amigos constrangem quem não entra na bebedeira? Assim acontece. E ele floresce, ganha vida. Ele e os outros três.
No dia seguinte, impressionados com o efeito do álcool, resolvem colocar à prova uma teoria atribuída ao psiquiatra norueguês Finn Skårderud – mas desmentida pelo próprio – segundo a qual o ser humano nasce com um sutil déficit de álcool no sangue. Assim, ao acrescentar 0,5% de álcool diariamente ao sangue qualquer pessoa teria uma vida melhor.
O 0,5% significa um ou dois copos de vinho. E assim eles começam. O álcool os deixa desinibidos, as aulas melhoram, a relação em casa fica mais “quente”.
Que tal catalisar o efeito? Aí mora o perigo de não frear.
O diretor dinamarquês Thomas Vinterberg evita qualquer sobressalto ou reviravolta no longa. O espectador sempre espera pelo pior, que chega, mas sem preparação. Vem quase que de repente.
Ao receber o Oscar, o cineasta, com lágrimas nos olhos, falou da filha, Ida, cuja perda em um acidente de carro no começo das filmagens quase acabou com o projeto. O filme foi dedicado a ela.
“Se alguém se atreve a acreditar que ela está aqui de alguma maneira, poderá vê-la aplaudindo e comemorando conosco”, comentou Vinterberg, emocionado. “Acabamos fazendo este filme para ela, como um monumento para ela”.
Um monumento marcante. Um filme sobre a vida e sobre os perigos dela.
_____________________________________________________________________________
Druk – Mais Uma Rodada /Druk
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Duração: 117 min.
Ano: 2020
Direção: Thomas Vinterberg
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang e Lars Ranthe
Gênero: Drama