Em Nome do Pai
Rating
Total
Um filme sobre a infelicidade de se estar no lugar errado, na hora errada. Baseado em fatos reais, a obra narra a história de Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis), um irlandês rebelde que é mandado para a Inglaterra pelo pai para tentar dar um rumo à sua vida e afastá-lo de confusões, em época de atividade intensa do IRA, o exército republicano irlandês.
Em 1973, um atentando a um pub inglês mata 5 pessoas e, de alguma forma, Gerry e 3 amigos são acusados de serem autores do crime. Todos são presos, mesmo sem provas, apenas por terem assinado uma confissão sob tortura.
O pai de Gerry, Giuseppe, decide ir à Inglaterra para ajudar o filho, mas acaba sendo envolvido na trama e também é acusado de participação no atentado. Vai para a prisão e lá adoece. Os dois contam com a ajuda da advogada Gareth (Emma Tompson) para tentar tirá-los de lá.
É um drama pesado e que causa revolta. Existe uma crítica ferrenha aos policiais que investigaram o caso, que mesmo diante de protestos e da confissão do verdadeiro autor do crime, mantiveram os Conlon presos por 15 anos. Daniel Day-Lewis vai muito bem, bem como o ator que faz seu pai.
Concorreu ao Oscar de 1994 nas categorias melhor ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor edição, melhor filme e melhor roteiro adaptado.
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica
Elenco: Daniel Day-Lewis, Emma Thompson, Pete Postlethwaite, Anthony Brophy e Frankie McCafferty
Direção: Jim Sheridan
Gênero: Biografia/Drama
Origem: Irlanda/Reino Unido
Duração: 133 min.
Ano: 1993
Filme muito bom, Daniel Day Lewis mais uma vez magistral
É um filmaço. Um dos meus preferidos. Todos os ators mandam muito bem. Tinha a impressão de ser até mais antigo (acredito que por que o filme é passado na década de 1970).
Vale ver e rever, especialmente o julgamento.