Garotas do Calendário
Rating
Total
O mérito é do site www.50anosdefilmes.com.br, do Sérgio Vaz, que faço questão de seguir. Ele indicou Garotas do Calendário. Coloquei em primeiro lugar na minha lista. Valeu a pena!
A história é simples e (incrível!) baseada em fatos reais. Um grupo de senhoras do interior da Inglaterra – uma cidadezinha chamada Knapely – está cansado das tediosas reuniões do Women’s Institute (WI), uma organização com filiais espalhadas por todo o país, espécie de Rotary Club feminino. Anualmente as senhorinhas precisam decidir o tema de um calendário, vendido para angariar fundos. Uma delas, Chris, tem a ideia de copiar o calendário da Pirelli, aquele famoso, cheio de mulheres lindas e sensuais. Mas ela quer inovar e, para ligar o produto ao grupo, sugere que o recheio das páginas tenha as próprias membros do WI de Knapely.
Claro que haverá muita gente contra, e não será fácil conseguir pelo menos 11 senhoras dispostas a posar nuas (a última página é de uma foto conjunta), com apetrechos da WI à frente (as senhoras do instituto vendem bolos, costuram, tocam piano…). Mas Chris e sua inseparável amiga Annie não estão nem aí e decidem tocar a ideia.
Ok, a história, apesar de ter como base a realidade, não é inovadora. Há uma série de filmes sobre grupos de pessoas que fazem produtos inusitados e se dão bem (Crazy People – Muito Loucos é um deles). Mas o bacana do filme é que a trama não se restringe ao sucesso da iniciativa. Há problemas a serem superados.
Helen Mirren e Julie Walters interpretam Chris e Annie. Dão um show. Há sequências incríveis, como a que mostra as senhoras voltando de Holywood para cantar na igreja. E a dos maridos se reunindo em silêncio em um Pub, enquanto as mulheres estão posando para as fotos, é deliciosa.
Garotas do Calendário / Calendar Girls
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Nigel Cole
Ano: 2003
Elenco: Helen Mirren, Julie Walters, Linda Bassett, Annette Crosbie, Celia Imrie, Penelope Wilton, Ciarán Hinds, John Alderton, Philip Glenister, Geraldine James e John-Paul Macleod
Roteiro: Juliette Towhidi e Tim Firth
Duração: 108 min.