Hairspray – Em Busca da Fama
Rating
Total
No último Natal, alguém comentou comigo: “após ver o filme, o fulano me perguntou: mas o John Travolta não era um dos principais? Cadê ele?”. Agora explico: nesse filme, pela primeira vez o astro dos anos 80 e 90 se transforma em uma mulher. É em Hairspray – Em Busca da Fama, um musical leve e simpático. E está bem diferente. Duvido que alguém o reconhecesse sem saber que participa do filme. Mas sabendo que ele está no filme, fica fácil.
Não sou fã de musicais e procuro fugir deles. Mas já estou na minha segunda experiência positiva seguida (a primeira foi com Mama Mia), o que está me fazendo mudar de idéia. Penso que os grandes predicados são a qualidade das músicas e elas serem alegres. Assim como em Mama Mia, com o Abba, Hairspray é pra cima, sem chatice. Fica uma sensação de conhecer as músicas, de saber que já as ouviu. Tá certo que é bobinho, com uma história fraca, mas, apesar disso, consegue criticar um tema pesado (racismo) com tranquilidade. Ah, e como os americanos dançam, especialmente os negros!
Lembrou-me muito Hair, a peça da Broadway, que tem em seu ponto alto a alegria dos hippies. Hairspray é baseado em sua peça homônima da Broadway, mas é uma refilmagem. Em 1988 foi lançado Hairspray – Éramos Todos Jovens.
A história é assim. Estamos em 1962. O sonho de todo adolescente é aparecer no “The Corny Collins Show”, o programa de dança mais famoso da TV. Tracy Turnblad (Nikki Blonsky) é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança. Ao fazer um teste ela impressiona os juízes e, desta forma, conquista um lugar no programa. Logo alcança o sucesso, ameaçando o reinado de Amber Von Tussle (Brittany Snow) no programa. As duas passam também a disputar o amor de Link Larkin (Zac Efron), enquanto duelam pela coroa de Miss Auto Show. No entanto, os conceitos de Tracy mudam quando ela descobre o preconceito racial existente na TV, decidindo usar sua fama para promover a integração.
Com um elenco estelar – além de John Travolta, que, todo maquiado, faz a mãe gorda da protagonista, temos Michelle Pfeiffer, Queen Latifah, Christopher Walken e Zac Efron -, é uma boa opção de diversão.
Aqui vão algumas curiosidades: A roupa e a maquiagem que John Travolta usou para interpretar Edna Turnblad levava quatro horas para ser executada. Foram usadas cinco aplicações protéticas de silicone para compôr a face de Edna Turnblad no rosto dele. A roupa da personagem pesava 14 quilos. E aqui a que mais me chamou atenção: Hairspray teve a junção de duas gerações de Grease:, John Travolta, do primeoro, e Michelle Pfeiffer, de Grease 2.
Ficha técnica
Hairspray – Em Busca da Fama / Hairspray
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Gênero:Musical
Duração:117 min.
Direção: Adam Shankman
Roteiro:Leslie Dixon, baseado em roteiro de John Waters e em peça teatral de Mark O’Donnell
Música:Marc Shaiman
Elenco: Nikki Blonsky, John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Queen Latifah, James Marsden, Zac Efron, Amanda Bynes, Brittany Snow, Elijah Kelley, Allison Janney, Paul Dooley, Jerry Stiller e Taylor Parks
Estou com esse filme há séculos na minha casa e ainda não tive coragem de ver. Vou aproveitar o friozinho de hoje e me arriscar. Amanhã conto!
Tenho medo de filmes com o Zac Efron.